Coordenadoras do Cead participam de Fórum Nacional dos Coordenadores UAB

21/11/2014

As coordenadoras do Centro de Educação a Distância (Cead), professoras Maria Lúcia Polisseni e Liamara Scortegagna, estiveram presentes esta semana na Reunião do Fórum Nacional dos Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na cidade de São Luís do Maranhão. Neste encontro, estão participando coordenadores da UAB  de mais de 70 instituições de ensino que, juntamente com a diretoria da educação a distância da CAPES, discutem diretrizes e projetos para o ano de 2015.

20141120_50O encontro foi organizado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Instituto Federal (IFMA).

O Fórum tem se reunido regularmente e objetiva buscar de forma coletiva o fortalecimento do programa Universidade Aberta do Brasil. Nesta edição do encontro o destaque é o compartilhamento de práticas inovadoras. As Instituições de Ensino Superior (IES) que integram o sistema UAB foram convidadas a apresentar boas práticas que estejam vinculadas a três eixos: práticas pedagógicas, inovação tecnológica e gestão de EaD. A professora Liamara Scortegagna é a coordenadora UAB que representa a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Atualmente, 104 instituições integram o Sistema Universidade Aberta do Brasil, sendo 56 universidades federais, 31 universidades estaduais e 17 institutos federais. Em cada instituição existe um coordenador UAB e um adjunto que automaticamente passam a fazer parte do Fórum Nacional de Coordenadores UAB.