Crepeia lança livro desenvolvido durante curso em parceria com o Cead

18/11/2014

Considerando o impacto que o uso de substâncias psicoativas tem na sociedade moderna, ações e produção de conhecimento na área se tornam fundamentais. Tendo em vista essas questões, o Centro de Referência em Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e Outras Drogas (Crepeia), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), lançou recentemente o livro “Prevenção ao uso de álcool e outras drogas no contexto escolar”. O trabalho é fruto do curso de aperfeiçoamento realizado em parceira com o Centro de Educação a Distância (Cead) e que teve como objetivo capacitar professores da rede pública de ensino para realizarem ações dentro das escolas de prevenção ao uso de drogas.

O trabalho, publicado pela Editora UFJF e Editora CEAD, traz capítulos que abordam reflexões diversas sobre o tema, desde artigos sobre a educação na atualidade e sua relação com a saúde, trabalhos no campo da neurociência, até abordagens sobre políticas e práticas de prevenção ao uso de drogas no Brasil. O livro, com potencial de aplicação prática e acadêmica, é direcionado a profissionais e pesquisadores de diversas áreas, em especial àqueles que desenvolvem trabalhos com adolescentes no contexto escolar. Telmo Ronzani e Pollyanna Santos da Silveira, ambos pesquisadores do Crepeia, foram os responsáveis pela organização do livro.10687931_739467352799257_7019567444159576189_o

A obra traz reflexões de professores e colaboradores resultantes da capacitação “Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas”, desenvolvida pela Universidade de Brasília (UnB) e financiado pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça. Na UFJF, o projeto foi realizado em parceria entre o Crepeia e o Cead. O curso, que ofereceu dez mil vagas, teve como objetivo capacitar, na modalidade a distância, profissionais da rede pública de ensino.

Segundo Ronzani, o curso é focado principalmente nas ações de prevenção. “A gente sabe que, para mudar os indicadores da questão de drogas em qualquer lugar, é importante focar na prevenção. E uma faixa importantíssima para a gente realizar a prevenção são as crianças e os adolescentes, porque muitos estão em um processo de experimentação, em uma fase de desenvolvimento de altíssimo risco daqueles que começam a consumir drogas. A escola é um ambiente privilegiado e estratégico porque é onde estas crianças e adolescentes estão concentrados e dentro de uma instituição que tem a função de conscientizar, de trazer educação para essas pessoas”, esclarece.

Telmo explica que o objetivo é levar informações importantes para a escola para que os professores apliquem no seu dia a dia e incluam no seu processo educativo a temática drogas. “A gente sabe que, na maioria das vezes, o tema é abordado de uma maneira equivocada, errônea, sem o conhecimento necessário e impregnado de preconceito e desinformação. Além de não dar resultados em termos de mudanças nos indicadores de consumo, pode até piorar a situação ao afastar o jovem dessa discussão”, expõe.

O livro “Prevenção ao uso de álcool e outras drogas no contexto escolar” está disponível para download gratuito no site do Crepeia.