Alunos de Licenciatura em Computação a distância apresentam artigo em evento na USP

12/11/2014

A produção acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) não se restringe somente ao ensino presencial. Alunos do curso de Licenciatura em Computação oferecido na modalidade a distância pela UFJF tiveram um artigo aprovado e apresentado no “XI Workshop NPT – Educação em 2044” da Universidade de São Paulo (USP). O artigo “Exploratório, colaborativo e aberto: Moocs – uma nova metodologia na educação a distância” foi elaborado por Gustavo Andrade e Isabel Perez.

gustavoNo dia 7 de novembro, Gustavo foi até Ribeirão Preto (SP) apresentar o artigo. “Foi um sucesso. Os avaliadores elogiaram o trabalho e disseram querer ver a proposta em prática”, comemora o aluno.

O trabalho fala sobre uma nova metodologia de ensino na educação a distância: o Mooc, Massive Open Online Course (Curso Online Aberto e Massivo). Baseado na teoria de aprendizagem conectivista, o Mooc é um tipo de curso aberto através da web com a capacidade de alcançar um grande número de estudantes no mundo inteiro, sem limite para número de participantes, restrições ou pré-requisitos.

O estudo foi desenvolvido durante as atividades da disciplina “Seminário integrador” lecionada pela professora Liamara Scortegagna. “Nosso objetivo é fazer com que o aluno a distância também se interesse pela pesquisa. O aluno deve ter um interesse pela pesquisa científica, procurar os professores, procurar os projetos de pesquisa e extensão propostos pela UFJF. Nós, professores, estamos abertos a desenvolver trabalhos com os estudantes. Vamos sempre incentivá-los”, declara Liamara.

De acordo com a professora, que também é coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFJF, a direção do Cead e a coordenação da UAB já buscam incentivos nas Pró-reitorias de Pesquisa e de Extensão para que, em 2015, os editais de produção acadêmica contemplem os alunos da EaD.

“Temos infraestrutura e recursos oferecidos pela UFJF, porém, em nosso curso a produção acadêmica ainda é bem tímida. Mas, acredito que, quando os alunos se destacam, a tendência é que a Universidade passe a gerar novos recursos de forma que a produção científica e a pesquisa andem juntamente com o desenvolvimento do aluno”, anseia Gustavo.

Ele e Isabel já escreveram outros artigos. Gustavo é aluno do polo de Cataguases e ela, de Juiz de Fora. Porém, a produção desse artigo foi feita de forma colaborativa quando os dois cursavam a licenciatura no polo de Bicas. “Não é uma tarefa fácil. O aluno precisa ter maturidade para cursar EaD e ainda fazer pesquisa. A organização e motivação são elementos importantíssimos para alcançar esse êxito. O aluno da EaD precisa ter curiosidade para pesquisar”, conta Isabel.

Dentro da perspectiva do trabalho dos dois alunos, o Cead já conta com a instalação em fase de testes de um Ambiente Virtual específico para disponibilização dos Mooc’s, a plataforma EDX. “Nós temos um projeto de pesquisa e alguns de iniciação científica junto ao departamento de Ciência da Computação, ao Mestrado de Educação em Matemática e com os alunos da licenciatura em Computação, no desenvolvimento de Mooc’s e sua possível aplicação na UFJF”, revela Liamara.

O objetivo é que em 2015 a UFJF já possa publicar os Mooc’s, cursos de curta duração, livres para toda a população, seja para acadêmicos ou público em geral. O Cead está montando toda uma estrutura tecnológica para atender essa demanda.