Enade: oportunidade para confirmar a qualidade dos cursos a distância da UFJF

17/10/2014

Alunos de cinco cursos oferecidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na modalidade a distância têm uma missão importante em novembro: fazer a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A participação é obrigatória para ingressantes e concluintes em Computação, Física, Matemática, Pedagogia e Química. Além de assegurar o diploma, a participação tem um papel estratégico: minimizar qualquer tipo de suspeita que possa pairar sobre a qualidade dos cursos oferecidos a distância.

O objetivo do Sinaes é aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação e as habilidades e competências em sua formação. A prova do Enade vai ser aplicada em 23 de novembro. Para alunos da Educação a Distância (EaD), o exame será realizado nos polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O diretor de Avaliação Institucional da UFJF, Vanderli de Oliveira, explica que o Enade é uma forma de o Estado prestar contas à sociedade em relação ao que está sendo feito com os recursos aplicados na educação superior. Na sua visão, o exame assume ainda mais importância para os cursos a distância. “A Educação a Distância ainda é vista como algo diferente e que, em princípio, não formaria profissionais com a mesma qualidade dos cursos presenciais. Claro que quem está dentro da EaD sabe que isso não é verdade. Por isso que a boa participação no Enade é fundamental tanto para o futuro profissional dos estudantes, como também para o futuro da instituição no sentido da oferta de cursos a distância”, analisa Oliveira.

Os únicos argumentos aceitos para justificar a ausência no Enade são doença e intercâmbio. Oliveira explica que a falta não justificada “significa não receber o diploma”. A prova tem quatro horas de duração e conta com 40 questões, sendo 37 de múltipla escolha e três discursivas. Modelos de provas aplicadas em outros anos estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), onde também é possível ter acesso ao Manual do Enade. Neste mesmo endereço eletrônico, os estudantes deverão preencher, a partir do dia 21 de outubro, questionário socioeconômico e também prestar informações sobre o curso. A impressão do comprovante de inscrição no Enade, de indispensável apresentação no dia da prova, só poderá ser feita por alunos que preencherem o questionário.

Web conferência

Neste sábado, 18, a partir de 12h30, o diretor de Avaliação Institucional da UFJF, Vanderli de Oliveira, vai participar, a pedido de coordenadores de curso, de uma web conferência voltada aos estudantes concluintes das quatro graduações a distância oferecidas pelo Instituto de Ciências Exatas – Computação, Física, Matemática e Química. A conversa tem previsão de durar cerca de uma hora.

Os seguintes polos da UAB contam com formandos em pelo menos um dos quatro cursos oferecidos pelo ICE: Araxá, Buritizeiro, Barroso, Bicas, Cataguases, Durandé, Ilicínea, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Lavras, Mantena, Salinas, Santa Rita de Caldas, Sete Lagoas e Timóteo. A orientação do Centro de Educação a Distância da UFJF é que os estudantes desses cursos e polos entrem em contato com os coordenadores de polo para se informarem sobre a web conferência. Outra orientação é para os estudantes que vão fazer o Enade ficarem atentos ao site do Cead, endereço onde vão ser publicadas outras matérias com informações sobre o exame.

Por Thiago Stephan