Nova coordenadora acadêmica do Cead apresenta trabalho na Universidade do Minho

16/10/2014

A nova coordenadora acadêmica do Centro de Educação a Distância (Cead) e professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Maria da Assunção Calderano, esteve na cidade de Braga, Portugal, para participar do Congresso Isatt 2014, realizado pela Universidade do Minho. Em entrevista concedida à Assessoria de Comunicação do Cead, a coordenadora relatou a importância de sua participação no evento, que teve como tema principal a formação e o trabalho docente na sociedade de aprendizagem.

O tema central do congresso, que contou com o apoio do Centro de Investigação em Estudos da Criança e da International Study Association on Teachers and Teaching (Isatt), foi a qualidade do trabalho dos professores e da sua formação. O evento teve como objetivo refletir sobre as mais variadas questões que pautam as discussões sobre políticas educacionais pelo mundo, desde critérios e padrões de ensino e as exigências crescentes da profissão docente numa sociedade altamente tecnológica, até a avaliação de resultados e de desempenhos escolares.

Assunção (à direita na foto) fez questão de destacar o encontro com professores de renomadas instituições da Europa e da América Latina. (Foto: Arquivo Pessoal)

Assunção (à direita na foto) fez questão de destacar o encontro com professores de renomadas instituições da Europa e da América Latina.
(Foto: Arquivo Pessoal)

Assunção teve dois trabalhos aceitos no congresso, um deles sobre metodologias de pesquisa, desenvolvido com alunos do curso de Pedagogia da UFJF, no qual leciona. “Tivemos a oportunidade de apresentar as discussões que a gente vem desenvolvendo na graduação juntamente aos alunos e de apresentar isso em um congresso internacional e de relevância muito forte”, destaca.

O outro trabalho apresentado pela professora foi desenvolvido com uma orientanda do doutorado, e traz questões a serem consideradas na reestruturação do estágio curricular. “No início, conversávamos sobre a questão do estágio nas licenciaturas da Federal de Juiz de Fora, mas acabamos ultrapassando essa circunscrição”, conta.

Segundo a coordenadora acadêmica do Cead, apresentar um trabalho neste contexto foi importante porque permitiu o encontro com especialistas da área de formação de professores e de tecnologias de diversas instituições do mundo. “Foi possível ampliar nossos contatos, e podemos destacar como saldo a possibilidade de parcerias com diversas universidades, tanto do Brasil quanto de fora” afirma.

Assunção ainda fez questão de destacar a importância do encontro com profissionais da Europa e da América Latina, como a professora Beatrice Avalos, renomada pesquisadora da Universidade do Chile, da troca de conhecimentos e da possibilidade de futuras parcerias. “Através desses contatos vimos a possibilidade muito clara e exequível de estabelecermos parcerias mais consistentes entre a UFJF, através do Cead, e esses pesquisadores ligados a essa área de formação professores e de tecnologias. Então eu entendo que a participação foi de fundamental importância porque foi uma maneira de apresentar o Cead nesse âmbito internacional. Foi muito bom perceber a respeitabilidade que acredito termos conquistado nesse processo”, conclui.

 

Daniele Xavier

Leia também: Reunião aproxima diretoria e coordenadores do Cead de pró-reitores