Movida pela paixão e dedicação, coordenadora do polo UAB de Bicas relata como é ser professora

15/10/2014

Em homenagem ao Dia dos Professores, o Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) dá um destaque especial aos profissionais que são responsáveis pela formação de tantos outros. Com treze anos de experiência na área da educação, Patrícia Oliveira Guarnieri Salomão é professora de Ensino Fundamental e Ensino Médio, foi diretora escolar e, hoje, é coordenadora do Polo UaB de Bicas.

Patrícia Guarnieri Salomão, coordenadora do Polo UAB de Bicas - Foto: Arquivo Pessoal

Patrícia Guarnieri Salomão, coordenadora do Polo UAB de Bicas –
Foto: Arquivo Pessoal

Nascida e criada em Bicas, é filha de empresário e professora. Cursou Letras no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – CES/JF e Pedagogia a distância pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especializou-se em Ensino de Língua Portuguesa também pela UFJF.

Incentivada por sua mãe a seguir os caminhos da educação, a coordenadora relata que sempre teve muito orgulho de ser uma educadora, pois foi através da profissão que superou grandes dificuldades.

Acreditando que a Educação causa transformações, após ter concluído a faculdade de Letras, logo se motivou a fazer outro curso de graduação. “Primeiro, creio que só através da Educação poderemos mudar os rumos da nossa própria vida, da vida das pessoas que nos rodeiam, da nossa cidade e até do nosso próprio país. Assim, aperfeiçoando meus conhecimentos, acreditei que iria me tornar mais capacitada para ensinar e aprender com os alunos a cada dia, buscando estas mudanças para melhor”, afirma.

Patrícia destaca o quanto a tecnologia vem mudando a maneira como um educador deve se comportar diante dos alunos: “A tecnologia faz parte da vida de todos. O professor que não se atualiza, que não busca um aperfeiçoamento, acaba ficando para trás e não consegue conquistar o interesse do aluno”. Ainda para a coordenadora, essa é a maior dificuldade do professor atualmente, pelo fato dos alunos nascerem rodeados por essas inovações e a dominarem desde muito cedo. “Tornou-se um processo natural, como aprender a falar e a andar”, destaca.

Assim, segundo a professora, para se obter o interesse destes alunos é necessário entender os seus anseios e compreender que a construção do conhecimento é coletiva. “A ideia do professor que sabe tudo e do aluno livre de qualquer conhecimento não existe mais; estamos inseridos em um mundo que bombardeia informações a todo segundo”, completa a coordenadora.

Para a educadora, ser professor é ser sempre um lutador incansável e vitorioso: “Acredito que se fizermos a diferença na vida de um aluno significa que nosso esforço valeu a pena. Minha grande motivação é acreditar que as coisas podem melhorar, e não perder a esperança de um mundo mais justo e igualitário. E a profissão de educador é o caminho mais curto e possível de promover a conscientização e a mudança de atitude de todos os cidadãos”.

Patrícia enfatiza toda a responsabilidade atribuída ao professor nos dias atuais. “Acredito que todos os colegas de profissão devem pensar sempre que a nossa responsabilidade é muito grande e que, infelizmente, na maioria das vezes não somos valorizados como deveríamos. Mas, se conseguirmos, coletivamente, fazer alguma diferença, o nosso esforço não será em vão”, conclui.

Vantagens do ensino a distância

Quando o curso de Pedagogia foi ofertado em Bicas, através da Universidade Federal de Juiz de Fora, Patrícia não hesitou em fazê-lo: “A criação do Polo pode ser considerada um divisor de águas para cidade de Bicas, para mim e para todos os estudantes atendidos pelo Polo, pois deu oportunidade para aquelas pessoas que por algum motivo não tiveram chance de estudar e, através da universalização do Ensino Superior, podem mudar o rumo da própria vida”.

Segundo a coordenadora, o fato do curso de Pedagogia ser ofertado a distância foi um fator determinante para que ela conseguisse concluir a graduação: “Caso fosse um curso presencial, com certeza não teria me formado, pois trabalhava e já tinha uma carga horária cheia. O fato de ser a distância permite que cada estudante se programe e faça o seu próprio horário de estudo”, enfatiza.

De acordo com Patrícia, tanto a modalidade de ensino presencial quanto a modalidade de ensino a distância possuem a mesma qualidade. “Tive a experiência nas duas modalidades de ensino e por isso posso afirmar que, independente da modalidade, a qualidade é a mesma”, assegura.

A coordenadora acredita que a diferença entre as modalidades de ensino está no perfil do aluno. “O aluno do ensino a distância tem que ser muito dedicado, responsável e, acima de tudo, disciplinado. A responsabilidade deve ser dobrada já que o estudo passa a ser algo mais individual. Considero até que o aluno capaz de superar tais dificuldades tem condições de se tornar um profissional ainda melhor. Ou seja, ao mesmo tempo em que o curso a distância oportuniza estudantes com dificuldades de locomoção e financeiras, entre outras, ele também exige uma seriedade maior do aluno em relação ao estudo”, ressalta.

Hoje, a educadora é efetiva na rede municipal. Fato que, segundo ela, traz tranquilidade, mas não a acomoda, pois ela ainda traça metas para o futuro: “Acabei de me inscrever no curso a distância de Especialização em Gestão Escolar na UFV. Tenho planos também de me inscrever no ProfLetars, mestrado profissional em Letras, no ano que vem”, conclui a dedicada professora.

Priscila Ferro