Última semana para fazer a inscrição no curso de aperfeiçoamento “Uniafro – Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar”

29/09/2014

Os interessados em cursar o aperfeiçoamento “Uniafro – Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar” devem ficar atentos, já que as inscrições terminam na próxima segunda-feira, 6 de outubro. O curso está sendo oferecido gratuitamente pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na modalidade a distância e disponibiliza 120 vagas divididas em quatro polos: Ubá, Juiz de Fora, Cataguases e Governador Valadares. Do total de vagas, 96 são para professores em exercício na rede pública de ensino e 24 para demanda social, com ampla concorrência.

O curso atende as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, tendo como base a Lei nº 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio do país.  Segundo o coordenador do curso, Robert Daibert Júnior, trabalhar a questão da igualdade racial junto aos professores da rede pública é de fundamental importância para combater o racismo.

“Esse curso é fundamental para conscientizar a população brasileira sobre a importância da educação para as relações étnico-raciais visando um novo tempo em que todos entendam que não há nenhuma diferença substancial de uma pessoa para outra em razão da cor da pele. Precisamos combater o racismo e a educação é um elemento fundamental para se alcançar essa meta. Acredito na educação com0 um elemento transformador da sociedade. Esse curso tem esse objetivo”, afirma, explicando ainda que os cursistas vão ser instrumentalizados e capacitados para trabalhar, nas diferentes disciplinas, temas ligados à promoção da igualdade racial.

Atenção com a efetivação da inscrição

Realizar a inscrição online por meio do site do Centro de Educação a Distância da UFJF (www.cead.ufjf.br) não assegura a participação no processo seletivo. Isso porque o edital define que as inscrições devam ser feitas em duas etapas. A primeira é online. Mas ela só é efetivada com a entrega da documentação prevista no edital diretamente no polo pretendido. O prazo para a entrega dos documentos também se encerra em 6 de outubro. A divulgação do resultado do processo seletivo está marcada para 21 de outubro, também no site do Cead.

Clique aqui – Edital

Clique aqui – Inscrição