Apoio irrestrito aos cursos, busca pela qualidade do ensino e ações de Pesquisa e Extensão

16/09/2014

Duas professoras da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) vão dirigir o Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nos próximos anos. Edna Ribeiro Hernandez Martin é a nova diretora do órgão, enquanto Maria Lúcia de Castro Polisseni responde pela coordenação-geral. Elas chegam sabendo da responsabilidade que é comandar o centro e com a convicção de que é possível elevar a Educação a Distância da instituição a patamares ainda mais altos.

edna_maria_lucia“Em todos os momentos da minha trajetória universitária eu sempre aceitei grandes desafios. Isso faz parte do meu perfil acadêmico e da minha missão de servidora federal”, destaca Edna (à esquerda na foto) ao assumir a direção do Cead. Ela é graduada em Educação Física pela UFJF, concluiu o mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e doutorado em Educação Física – na área do Imaginário social da Educação Física, Esporte e Lazer – pela Universidade Gama Filho.

Foi diretora da Faefid por dois mandatos, gestões em que apostou no trabalho em coletividade, metodologia que também pretende por em prática no Cead. De acordo com Edna, a Educação a Distância (EaD) brasileira é muito recente, com pouco mais de dez anos de atividade mais intensa na graduação e na pós-graduação. Apesar dessa precocidade, a nova diretora destaca que a modalidade de ensino avança rapidamente, sendo importante ficar atento às evoluções, mas sem deixar de lado o objetivo principal da EaD das instituições públicas brasileiras.

“Um ponto que acho extremamente importante em relação ao ensino a distância diz respeito à sua gênese, ligada à democratização e ao acesso ao ensino. Não podemos perder esse foco. Democratizar a educação superior e dar acesso é um grande desafio. Temos que elevar nossa EaD a outros patamares, mas sem perder a qualidade, já que estamos formando recursos humanos dos quais o Brasil precisa em diversas áreas e em diversas regiões. Também temos que ter esse foco nas demandas regionais”, expõe a nova coordenadora do Cead.

Edna afirma que está assumindo um centro com “história grandiosa” e com “estrutura bastante robusta”. Nesse sentido, ela quer dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos anos. Para isso, suas primeiras ações vão ser no sentido de “dar apoio irrestrito aos cursos que estão em andamento, seja de graduação ou pós-graduação ou mesmo devido a demandas eventuais. Todos os cursos aqui instalados receberão irrestrito apoio do centro, que será feito de forma coletiva, com discussões, pensando sempre o melhor de acordo com a natureza de cada curso para que a gente possa ter, como processo finalístico, cursos com qualidade. Esse é o nosso ponto de partida e também a nossa missão.” A diretora do Cead destaca ainda que pretende disponibilizar a estrutura do centro a todas unidades acadêmicas da instituição.

Coordenação-geral

Maria Lúcia (à direita na foto) possui graduação em licenciatura plena em Educação Física e Desportos pela UFJF, mestrado em Filosofia e é doutoranda em Saúde, também pela UFJF. Durante o reitorado de Henrique Duque, ocupou o cargo de pró-reitora Adjunta de Extensão, sendo coordenadora da área de saúde do Fórum de Pró-Reitores de Extensão da regional Sudeste. A coordenadora-geral pretende trazer essa experiência para o Cead.

“O que vejo pela frente são os diversos programas e projetos de extensão da Universidade também levados aos polos e tendo a participação dos alunos dos cursos a Distância. Nossa EaD, que está consolidada em termos de graduação e pós-graduação, pode se engrandecer com essas ações tão importantes para a formação dos graduandos. É uma forma de aprendizado muito rica. A Extensão é levar o conhecimento produzido na Universidade à sociedade. Por meio do ensino a distância, podemos ampliar os nossos horizontes com alcance nacional e até internacional. Da mesma forma, precisamos incrementar a pesquisa. Além disso, vamos otimizar e integrar as coordenações setoriais, que são a base para o suporte logístico de todos os cursos e projetos vinculados ao Cead”, destaca.

Por Thiago Stephan

Foto: Priscila Ferro