A educação como ferramenta para promover a igualdade racial

03/09/2014

O Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Juiz de Fora publicou, recentemente, o edital para a seleção de alunos para o curso de aperfeiçoamento “Uniafro – Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar”. Estão sendo disponibilizadas 120 vagas, sendo que 96 são para professores em exercício na rede pública de ensino e 24 para demanda social. As inscrições começam na sexta-feira, 5.

Leia também:

Publicado edital de seleção para o Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO – Política de igualdade racial no ambiente escolar

Recentemente, casos de racismo no futebol ganharam grande destaque na imprensa. Segundo o coordenador do curso, Robert Daibert Júnior, trabalhar a questão da igualdade racial com os professores da rede pública é de fundamental importância para combater esse tipo de retrocesso.

“Esse curso é fundamental para conscientizar a população brasileira sobre a importância da educação para as relações étnico-raciais para um novo tempo, a fim de que as pessoas comecem a entender que todos são iguais entre si, independentemente da cor da pele. Temos que combater o racismo e a educação é o elemento fundamental para se alcançar essa meta. Acredito na educação como um elemento transformador da sociedade. Estamos apostando nisso e o curso tem esse objetivo”, expõe Robert.

Ainda de acordo com o coordenador do curso de Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar, os alunos, que são profissionais de educação, sairão do curso capacitados para trabalhar o assunto dentro das salas de aula. Ele explica como ocorre a abordagem do tema com os estudantes da rede pública:

“Inserindo essa temática nas diversas disciplinas, seja na literatura, nas artes, na interpretação de textos. Os alunos do curso são instrumentalizados e capacitados para trabalhar, dentro do ambiente escolar, a promoção da igualdade racial a partir de atividades pedagógicas nas diversas áreas curriculares”.

Inscrições

A oferta é válida para quatro polos de apoio presencial: Ubá, Juiz de Fora, Cataguases e Governador Valadares. O curso atende as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, tendo como base a Lei nº 10.639 de 2003.

O processo de inscrição é realizado em duas etapas: inscrição online e efetivação da inscrição. A inscrição online tem início na próxima sexta-feira e pode ser realizada até o dia 6 de outubro, exclusivamente na aba Editais do site do Centro de Educação a Distância.

A efetivação ocorre com a entrega dos documentos mencionados no edital no polo em que o candidato concorre à vaga, também entre 5 de setembro e 6 de outubro. A divulgação do resultado do processo seletivo ocorre em 21 de outubro, também no site do Cead.

Por Thiago Stephan