CEAD UFJF

Não precisa ter barba branca e ser velhinho. Basta um simples gesto para fazer uma criança feliz neste Natal.  Contagiado pelo espírito do Natal e das festas de fim de ano, o Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove, entre os dias 25 de novembro e 11 de dezembro, a campanha “Brinque de ser Noel”. Read more

As coordenadoras do Centro de Educação a Distância (Cead), professoras Maria Lúcia Polisseni e Liamara Scortegagna, estiveram presentes esta semana na Reunião do Fórum Nacional dos Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na cidade de São Luís do Maranhão. Neste encontro, estão participando coordenadores da UAB  de mais de 70 instituições de ensino que, juntamente com a diretoria da educação a distância da CAPES, discutem diretrizes e projetos para o ano de 2015.

Read more

“Quem planta preconceito, racismo e indiferença não pode reclamar da violência […] Crianças não nascem más, crianças não nascem racistas, aprendem o que a gente ensina…” Hoje, 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, é válido nos aproximarmos da preocupação social expressa pela música da banda Natiruts no início do texto: como promover a igualdade étnico-racial por meio da educação e transformar nossas crianças em adultos mais conscientes e humanizados?   Read more

Um grande número de candidatos se inscreveu nos processos seletivos das especializações em Gestão Pública na modalidade a distância oferecidas pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da UFJF. Ao todo, as pós-graduações em Gestão Pública, Gestão Pública de Organizações de Saúde e Gestão Pública Municipal tiveram 2.462 inscrições online, com 1.464 candidatos validando as inscrições ao entregar a documentação. Foram disponibilizadas 400 vagas para os polos de Ilicínea e Ubá.

Read more

Considerando o impacto que o uso de substâncias psicoativas tem na sociedade moderna, ações e produção de conhecimento na área se tornam fundamentais. Tendo em vista essas questões, o Centro de Referência em Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e Outras Drogas (Crepeia), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), lançou recentemente o livro “Prevenção ao uso de álcool e outras drogas no contexto escolar”. O trabalho é fruto do curso de aperfeiçoamento realizado em parceira com o Centro de Educação a Distância (Cead) e que teve como objetivo capacitar professores da rede pública de ensino para realizarem ações dentro das escolas de prevenção ao uso de drogas.

Read more

No próximo dia 23, a partir de 13h, vai ser aplicado, em todo o Brasil, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que tem como objetivo avaliar os alunos e também os cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior. Fazem a prova neste ano somente os estudantes com, ao menos, 80% do curso concluído. Oitenta e três alunos de quatro graduações oferecidas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na modalidade a distância vão fazer prova. São concluintes das licenciaturas em Computação, Física, Matemática e Química. A orientação é para eles não faltarem ao exame, já que a ausência pode trazer transtornos na hora de pegar o tão sonhado diploma, além de prejudicar a avaliação do curso.

Read more

A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD), divulga o processo seletivo de Tutores para atuar no Curso de Especialização em Gestão Pública (PNAP-PÚBLICA), na modalidade de Educação a Distância, visando ao preenchimento de 6 vagas destinadas àqueles que assumirão suas funções a partir do primeiro semestre de 2015.

Read more

A produção acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) não se restringe somente ao ensino presencial. Alunos do curso de Licenciatura em Computação oferecido na modalidade a distância pela UFJF tiveram um artigo aprovado e apresentado no “XI Workshop NPT – Educação em 2044” da Universidade de São Paulo (USP). O artigo “Exploratório, colaborativo e aberto: Moocs – uma nova metodologia na educação a distância” foi elaborado por Gustavo Andrade e Isabel Perez. Read more