Inscrições para o processo seletivo da especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo terminam hoje

29/06/2022

As inscrições para o processo seletivo do curso de especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo termina , às 16h de hoje, dia 1º de julho. No total são 162 vagas distribuídas em cinco polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB): Juiz de Fora, Cataguases, Lavras, Bicas e Conselheiro Lafaiete.

Segundo Rodrigo Christofoletti, coordenador do curso, esta é a segunda edição da oferta da especialização. “Tivemos uma primeira experiência entre 2017 e 2019 e agora, a partir de setembro, nós reeditamos a nossa especialização que foi um sucesso já na primeira oferta. Elaboramos este curso pensando nas discussões teóricas e práticas com relação à intersecção entre história e cultura no Brasil e que abrange diversas áreas correlatas a História”, revela.

O público-alvo, exclusivo, são professores de História ou já formados no curso. “Isso se deve pela especificidade das questões tratadas nesse curso. Ele possui algumas disciplinas que discutem a questão da cultura, das artes, do patrimônio, uma preocupação muito grande entre a questão teórica e teorias da História e um último módulo mais específico. Depois de ter realizado a especialização, o historiador que tiver tomado contato com esses tópicos com certeza vai ter muito mais chances, mais traquejo nas questões teóricas, e isso potencializará a sua própria dinâmica e saber histórico”, afirma o coordenador.

Rodrigo Christofoletti comenta que fazer a especialização é uma oportunidade para o professor ou profissional de História, é uma ocasião para aprofundar os seus conhecimentos, ampliar o repertório e, junto com a equipe do curso, refletir sobre um mundo mais humano, menos competitivo e, também, contemplar os alunos com uma formação cada vez mais qualificada.

“A especialização colabora para tornar o professor mais atuante, mas sobretudo que ele reveja conceitos e amplie o seu repertório e possa aplicar isso em sala de aula ou no seu cotidiano em qualquer área. Ele também irá melhorar a sua visão do tempo presente. Junto com a história da escola pública, iremos jogar luz na problemática contemporânea que hoje nós enfrentamos em várias instâncias no mundo”, conclui Christofoletti.

Inscrição
A inscrição deverá ser feita por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição no site do Cead/UFJF, seção Editais, clicando no link próprio, referente ao Edital e envio da documentação on-line no momento da inscrição.

Dúvidas e informações sobre o processo seletivo deverão ser encaminhadas somente através do e-mail: secretaria.hcbc.ufjf@gmail.com

Confira aqui o edital

Clique aqui para fazer a inscrição