Curso “Construindo Cidades Resilientes” abre inscrições para a sua terceira edição

20/04/2022

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do curso “Construindo Cidades Resilientes”. O curso é realizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com o Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos de Desastres (UNDRR) Américas e Caribe, e conta com o apoio do Centro de Educação a Distância (Cead).  O curso é on-line, gratuito e aberto a todos os interessados em conhecer mais sobre o tema.

Segundo a coordenadora do curso, Professora Gislaine dos Santos, esta edição do curso de curta duração visa apresentar a Iniciativa Global Construindo Cidades Resilientes (MCR2030) e explica as funcionalidades, dinâmicas, o roteiro e a articulação que o gestor pode seguir na aplicação das ferramentas (Scorecards) com diretrizes para elaboração do Plano Local de Resiliência. As ferramentas apresentam várias perguntas estruturadas em torno dos Dez Princípios Básicos para Construir Cidades Resilientes, que cobre diferentes aspectos necessários para a construção da resiliência a desastres. Essas ferramentas (Scorecards) ajudam os governos locais a refletir o progresso e as áreas para melhorias adicionais da estrutura de governança, compreensão dos riscos, finanças, planejamento urbano e infraestrutura. Nesse contexto a autoavaliação considera também o envolvimento da sociedade na resposta e recuperação de emergência, e ajuda a destacar as contribuições potenciais de todos os setores para aumentar a resiliência da cidade.”

A terceira edição do “Construindo Cidades Resilientes-MCR2030” visa também impulsionar a capacitação de gestores e engajar as prefeituras para futuramente participarem do curso de especialização lato sensu “Cidades Resilientes a Desastres”, que será na modalidade a distância e gratuita.

As inscrições no curso de curta duração acontecem entre os dias 19 de abril e até as 16h do dia 03 de maio.

Clique aqui para fazer a sua inscrição.

 

Especialização lato sensu “Cidades Resilientes a Desastres”

A especialização lato sensu “Cidades Resilientes a Desastres”, possui o apoio técnico da UNDRR que será ofertada na modalidade a distância pelo Cead, e será gratuita com duração de dois semestres letivos. Aprovada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPP), a pós-graduação tem previsão de início em 2023.

Será adotado o modelo de capacitação “In Company”, ou seja, voltado especificamente para Prefeituras, visando acelerar o desenvolvimento de estratégias locais de redução do risco de desastres com a participação ativa dos gestores do município.

Serão selecionadas duas prefeituras a partir de um edital de chamamento público com previsão de ser divulgado no segundo semestre deste ano. Cada município selecionado no edital indicará dez servidores públicos que cursarão a especialização. Deverá ser indicado um servidor de cada área desta forma: Defesa Civil; Meio Ambiente; Educação; Planejamento Urbano; Finanças; Jurídico; Saúde; Obras; Assistência Social; e Governo.

Já está disponível o formulário eletrônico de manifestação de interesse, no qual é possível para a prefeitura realizar um cadastro institucional e assim receber outras informações sobre o curso. Os interessados devem acessar o modelo de manifestação de interesse aqui.

A coordenadora professora Gislaine comenta a importância da Especialização e frisa que os municípios necessitam se preparar para os desastres que impacta a comunidade e precisa de ações imediatas dos gestores públicos. “Nestas ocasiões, a infraestrutura crítica precisa ser restabelecida, os serviços para a comunidade precisam ser retomados, e os afetados precisam estar preparados para esses cenários. Quando capacitamos os gestores públicos, nosso intuito é que atuem de forma antecipada, com ações intersetoriais, preparando e envolvendo a comunidade, identificando as tipologias de perigos, exposição e vulnerabilidades do município, considerando a infraestrutura local em um cenário mais provável de desastre, ou mais crítico”, afirma.

“É fundamental para comunidade que viveu um desastre, conseguir superar e vivenciar uma retomada mais rápida de suas atividades e com menos impactos, sendo mais resiliente, e que retome aquela situação de normalidade com mais rapidez e melhor”, conclui.

Outras informações: Curso Construindo Cidades Resilientes – 3ª edição