Podcast do programa Covid Zero discute a importância da fisioterapia na síndrome pós-covid

01/04/2022

Ao longo da pandemia de Covid-19, a procura pelos serviços de fisioterapeutas para o tratamento da doença tem sido grande. As sequelas deixadas pela pós-doença podem não se encerrar na alta hospitalar, podendo os pacientes precisarem recorrer à fisioterapia para se reabilitar e voltar a vida normal com qualidade.

Pensando em discutir este assunto, o programa de extensão “Covid Zero”, do campus Governador Valadares (GV) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), lançou mais um episódio da sequência de podcasts abordando a importância da fisioterapeuta na síndrome pós-covid.
Segundo a preceptora do estágio da Fisioterapia da UFJF-GV, Ana Paula Cancilieri de Oliveira, o tratamento auxilia na reabilitação e no restabelecimento da qualidade de vida tratando e prevenindo as sequelas e agravos musculoesqueléticos , complicações respiratórias e outras complicações que vão surgindo ao longo da recuperação. “A Covid é uma doença nova e que desencadeia diversas condições, até mesmo neurológicas. A fisioterapia possibilita a melhora da autonomia e da execução das atividades de vida diária, com o retorno mais rápido ao trabalho e convívio social”, comenta.

“A importância da fisioterapia motora e respiratória pós-covid se faz ainda mais relevante nos casos mais severos reduzindo a incidência de agravos relacionados ao tempo de internação, mantendo e melhorando as funções respiratórias e motoras, com objetivo de diminuir o trabalho respiratório, promover reexpansão pulmonar, melhorar a oxigenação do sangue e aumento e manutenção da força muscular”, frisa Ana Paula.

A Covid alterou a rotina da fisioterapia na atenção primária. “ Na nossa equipe de Saúde da Família (ESF) foi necessário nos adaptarmos a nova condição, gerando mudanças nas estratégias de atendimento, sendo preciso capacitação constante sobre a evolução da doença, e os atendimentos remotos. Em Governador Valadares todos os fisioterapeutas da atenção básica foram inseridos no atendimento hospitalar das alas de pacientes com Covid-19, o que foi um grande desafio na atuação”, conclui.

A sequência de podcasts podem serem ouvidas aqui