Covid Zero lança podcast abordando as diferenças e semelhanças do COVID-19 e Influenza

07/03/2022

O programa de extensão “Covid Zero”, do campus Governador Valadares (GV) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), lançou mais um episódio da sequência de podcasts promovendo uma iniciativa de enfrentamento a pandemia da Covid-19. Nesta edição, os temas abordados foram as diferenças e semelhanças do COVID-19 e Influenza. Os episódios do projeto são desenvolvidos em parceria com o Centro de Educação a Distância (Cead) da UFJF.

Alexandra Araújo, professora de Parasitologia do Departamento de Ciências Básicas da Vida e integrante do Programa Covid Zero da UFJF-GV comenta a importância de se passar informações para a comunidade, em um momento em que o Brasil enfrenta uma confluência da pandemia de coronavírus com o aumento do número de casos de gripe.

Segundo ela, tivemos uma elevação de casos de gripe atípico, fora do inverno, que é um período em que se observa maior circulação do vírus, ao mesmo tempo em que se observava um novo crescimento  dos casos da Covid-19, outra doença viral, após um período de aparente redução da incidência e consequente flexibilização das medidas preventivas. “Como as duas doenças apresentam manifestações respiratórias, é comum vermos as pessoas questionando quais as semelhanças e quais as diferenças”, comenta.

“A disponibilidade de diagnóstico seria fundamental para detecção precoce e melhor manejo destes pacientes, no entanto ainda temos dificuldade no acesso, tanto pela rede pública quanto particular. Por isso, foi pensada a elaboração do podcast pelo Programa Covid Zero no intuito de apresentar as diferenças e semelhanças das doenças”.

Segundo o professor Peterson Andrade, que coordena o Programa de Extensão Covid Zero, o trabalho é interdisciplinar e conta com uma equipe. “ Nosso grupo de trabalho é composto por estudantes ou professores dos cursos de medicina, fisioterapia, educação física e nutrição, sempre atentos à necessidade de informar a comunidade em geral, elaborando conteúdos científicos e sua divulgação por meio de diferentes recursos tecnológicos. Já a edição dos áudios é feita pela Radioweb do Cead/UFJF”, revela.

A importância da vacinação

De acordo com Ana Carolina Guedes, enfermeira da Estratégia de Saúde da Família, da cidade de Governador Valadares, o Programa de Extensão Covid Zero conscientiza a população em vários aspectos da doença e ressalta a importância da vacinação. Em fevereiro ela participou da campanha de vacinação contra a Covid-19 em menores de idade, entre 12 e 17 anos, em parceria com o Covid Zero.

Para a enfermeira, a experiência foi muito válida. “Adiantamos várias etapas da campanha de vacinação, fizemos novos cartões pelo Sistema do Ministério da Saúde, captando informações referentes as doses já tomadas e regularizando a situação de cada menor de idade. Queremos colocar em dia todos os cartões, pois vacinas ajudam a melhorar o processo de inumanidade da população para combatermos a Covid-19 e, principalmente, salvam vidas”, conclui.

A sequência de podcasts já está na sua quinta edição e pode ser ouvida aqui