Mais de 200 alunos dos cursos de Educação a Distância da UFJF colaram grau em dezembro

22/12/2021

Mais de 200 alunos dos cursos de Educação a Distância (EAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) colaram grau no dia 20 de dezembro. A cerimônia foi realizada de forma remota às 19h.

Os formandos faziam parte dos cursos de Pedagogia; Física; Matemática; Educação Física; Computação e Administração Pública. O público assistiu à transmissão ao vivo pelo canal da UFJF no Youtube.

Neuberth Siqueira Nacif foi um dos alunos que participou da colação de grau no curso de Computação. Segundo ele, mesmo a colação não sendo presencial, a ansiedade para este momento foi grande. “Considero que este evento me levou a um degrau acima em minha vida”, frisa.

Na sua segunda graduação, a formanda de Pedagogia, Rosimar de Santos, do Polo UAB de Sete Lagoas, conta que almejava ser pedagoga e quando recebeu a informação do Polo fez logo a sua inscrição para o processo seletivo . “Foram muitos desafios, mas nenhum deles foi suficiente para me fazer desistir. Ao invés de olhar para as dificuldades, sempre pensei e busquei as possíveis soluções, pois sabia aonde quero chegar”.

Fernanda de Souza Pinto, formanda de Educação Física, do polo Cataguases, revela que vivenciou um grande momento: “ foi muito gostoso ver, mesmo que pela tela, caros amigos. Vibrarmos juntos, tendo a consciência das lutas vividas por cada um – perdas, desempregos, problemas de saúde, desânimos e questões acadêmicas – o que só tornou a celebração da colação de grau ainda mais valiosa. Impossível não nos emocionarmos com cada instante da solenidade. Foi excepcional , vou guardar cada segundo deste momento em um lugar especial no meu coração”, relata.

Para Fábio Juste Moreira, formando em Física do Polo de Juiz de Fora, colar grau virtualmente foi um ritual, uma grande expectativa. “Terminar o ano com essa cerimônia fecha um ciclo difícil, mas de muita satisfação. Fazendo um curso EAD e passando por uma pandemia, uma colação on-line torna-se algo natural.”

Raiuga Junia da Fonseca, formanda do curso de Pedagogia, foi juramentista na segunda solenidade e citou Paulo Freire, além do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade. “No meio do caminho, tivemos uma pedra chamada pandemia, que ainda não acabou. Por isso, o sentimento, mais do que nunca, é de gratidão.”

Já Ademar do Nascimento Junior, aluno do curso presencial de Matemática, comenta que fazer um curso a distância foi uma oportunidade. “Mesmo de forma virtual, estou imensamente feliz por ter participado de uma celebração dedicada a nós, alunos”.

Segundo o aluno do Bacharelado em Administração Pública, Márcio de Moura Gromato, participar da cerimônia de colação on-line foi algo totalmente inusitado, embora compreensível pelo período de pandemia que ainda vivemos. “A cerimônia remota não comprometeu a emoção deste momento tão especial”, conclui.