Último dia para realizar a autoinscrição para o curso “Construindo Cidades Resilientes – MCR2030”

06/12/2021

Termina hoje, dia 6, o prazo de autoinscrição para o curso de extensão gratuito “Construindo Cidades Resilientes – MCR2030”. A formação está com mais de 570 participantes inscritos e já foram emitidos mais de 140 certificados cursistas.

De acordo com a coordenadora do curso, Gislaine dos Santos, o curso teve abrangência em vários países com cursistas da Argentina, Chile, México, Portugal, Namíbia. “A capacitação teve uma participação expressiva de Portugal, com participantes de mais de 20 cidades. Tivemos apoio do escritório das Nações Unidas, do escritório regional das Américas e Caribe que também divulgaram esta capacitação nas suas redes”, comenta.

Gislaine dos Santos  revela, ainda, que a maioria dos cursistas trabalham ou possuem algum tipo de vínculo institucional no âmbito local com a Defesa Civil. “Acredito que o número expressivo de inscritos se deva a esta motivação que envolve estes profissionais que têm o desejo de capacitar e conhecer a iniciativa. Institucionalmente, a Universidade leva oportunidade de um conteúdo sério alinhado a uma iniciativa global, a Construindo Cidades Resilientes. Isso vem impulsionando essas relações entre os municípios, a UFJF e as Nações Unidas. O retorno dos cursistas tem sido muito positivo e revelam que o conteúdo apresentado é muito relevante para a vida profissional”, frisa.

Nesta edição, o cursista terá a possibilidade de estudar e realizar as atividades na Plataforma Moodle, administrada pelo Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), conforme a sua disponibilidade de acesso e seguindo sempre a qualidade de ensino oferecida pela Universidade.

“Construindo Cidades Resilientes – MCR2030”

Desenvolvido em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e o Cead/UFJF,  as vagas do curso são destinadas a Militares do Corpo de Bombeiros, servidores públicos atuantes na Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, ou nas áreas de planejamento, meio ambiente e saúde e extensivo a profissionais e estudantes interessados na temática da resiliência urbana.

O objetivo do curso é capacitar os interessados no uso das ferramentas e metodologias disponibilizadas pelo Escritório para Redução do Risco de Desastres (UNDRR) da Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, a capacitação pretende abordar os conceitos de redução do risco de desastres e introdução às tendências atuais em risco urbano, levando em consideração também os problemas de saúde pública.

Os interessados em participar devem estar envolvidos na temática da resiliência urbana e nas ferramentas e metodologias disponibilizadas pelo United Nations Office for Disaster Risk Reduction (UNDRR), dispostos a estudá-las, aplicá-las e devem possuir flexibilidade para programar seus estudos semanais e cumprir as atividades propostas no curso. É exigido também que disponham de uma infraestrutura mínima de acesso à internet e ao Microsoft Office no computador. Além disso, o interessado precisará informar na inscrição a turma referente a sua maior disponibilidade de acesso a plataforma (manhã, tarde ou noite).

Veja aqui como fazer a sua autoinscrição e como acessar a plataforma Moodle.

O término do curso está previsto para o dia 31 de dezembro.

ufjf.br/resiliencia

cidadesresilientes@engenharia.ufjf.br