Coral da UFJF comemora 55 anos com encontro virtual de coros

24/11/2021

Orgulhoso de sua atuação ininterrupta em 55 anos de existência – completados em 2021 –, o Coral da UFJF não hesitou em partir para a prática remota durante a pandemia. Nos dois últimos anos, além dos ensaios e das aulas de técnica vocal realizadas via internet,  foram produzidos cinco vídeos, num formato de trabalho conhecido como ‘coro virtual’.  Assim surgiu a ideia de comemorar o aniversário do Coro com a realização de “Todos os Cantos”, o I Encontro de Coros da UFJF. Nos próximos dias 26, 27 e 28 de novembro, o Coral recebe 27 coros convidados de todas as regiões do Brasil, além de seis grupos estrangeiros, da Alemanha, Argentina, Espanha e México. Tudo será feito de forma virtual.  Os concertos, que começam às 20 horas, serão transmitidos pelo canal do Coral da UFJF no YouTube.

Além dos encontros musicais, o evento também oferecerá outras atividades abertas ao público. A primeira delas é a minioficina sobre gravação e edição de vídeos, a ser ministrada por Paulo Vitor Freitas, integrante do Coral da UFJF, marcada para sábado, 27. O domingo, 28, começa com uma palestra, seguida de bate-papo, a ser ministrada pela  fonoaudióloga e pianista Fabiane França, convidada para falar sobre “Alterações vocais e seus impactos na voz cantada”. À tarde, os participantes do Encontro poderão saber um pouco mais sobre gravação e edição de áudio com o Band Lab, na minioficina oferecida por Mateus Maier, também integrante do coro. Haverá, ainda, uma roda de conversa entre os regentes participantes.

Trabalhos seletos, convites especiais

O pré-requisito básico para a escolha dos corais convidados foi a produção de trabalhos virtuais, realidade a que todos os grupos de cantores que pretendiam continuar fazendo música foram obrigados a se adaptar pelo distanciamento social imposto pela Covid-19. Curiosamente, um dos presentes no Encontro, inclusive, foi fundado este ano, o segundo da pandemia. O Tocantus é um coral virtual composto por coralistas de várias partes do estado do Tocantins e por convidados de outras partes do Brasil.

Outro requisito foi a relação artística que o grupo estabelece com a valorização e a divulgação da cultura brasileira e, ainda,  com as grandes questões enfrentadas pela humanidade, como a preservação do meio ambiente e o racismo. É o caso do convite ao coro infanto-juvenil espanhol das Ilhas Canárias, o Soront, que, com muita delicadeza e suavidade, traz a letra de “La muralla”, que sugere a criação uma muralha aberta apenas aos bons sentimentos, a ser construída “pelos negros, com  suas mãos negras, e pelos brancos, com suas mãos brancas”.

Mas, se for preciso, deixar a ternura de lado, agir com a secura e a aridez que o mexicano Staccato consegue em “Kasar mie la gaji” – em português, “A Terra está cansada”, de tanto desrespeito e destruição. Seguindo a mesma temática, entre os brasileiros, o “Lamento da Chapada”, do Coro Municipal de Palmas (TC), retrata de uma forma muito poética o grande incêndio que houve em 2017 na Chapada dos Veadeiros e chama atenção para a importância da preservação do Cerrado brasileiro.

A cultura nacional se faz presente em clássicos, como a “Suíte dos Pescadores”, de Dorival Caymmi, vigorosamente interpretada pelos cantores do Coral da Universidade  do Estado de Santa Catarina, “Tico-tico no fubá”, de Zequinha de Abreu, redesenhado pelo Coral Cameria IFES (Instituto Federal do Espírito Santo), e “Ai que saudade d’ocê”, de Vital Farias, com que nos brindam os jovens do Canarinhos de Itabirito.

‘Olhos Coloridos’: o presente do anfitrião

Para fechar o cardápio musical do “Todos os Cantos”, o Coral da UFJF lança seu novo coro virtual, “Olhos Coloridos”, de Macau, com arranjo de André Pires, no domingo, 28, última noite do festival. A música, composta na década de 1970, é um grande sucesso na voz da cantora Sandra de Sá e está no repertório do Coral da UFJF desde 2007. Para a confecção do trabalho,  mixado por Mateus Maier, o coro contou com a parceria decisiva da equipe técnica do Centro de Educação à Distância – Cead/UFJF, coordenado pela também coralista do grupo, Lili da Rocha. “Sem o empenho e a entrega dos companheiros do Cead, teria sido muito difícil não só produzir o ‘Olhos Coloridos’ como também fazer acontecer o I Encontro de Coros da UFJF”, observa a regente do Coro e diretora do evento, a maestra Hellem Pimentel.

De uma forma mais ou menos casual – uma vez que só muito perto da realização do Encontro a produção se deu conta disso –  o lançamento desse novo produto, no dia 28 de novembro,  vai marcar três fatos importantes na história do Coro. A princípio, o plano era lançar “Olhos Coloridos” no mês da Consciência Negra. Como o grupo decidiu realizar o  “Todos os Cantos” também em novembro, ficou acordado que ele faria parte da última noite dessa primeira edição. E ela vai acontecer justamente no dia do aniversário do arranjador da canção. Talvez o universo esteja realmente conspirando a nosso favor, sintonizando todos os cantos.

Confira aqui a programação completa do I Encontro de Coros da UFJF

Saiba mais: @coraldaufjf