Edição especial da Revista Lynx comemora 10 anos da Licenciatura em Computação

16/11/2021

Foi lançado, na última semana, pela Licenciatura em Computação (LiComp), na modalidade a distância, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a edição especial da Revista Lynx Digital em homenagem aos 10 anos do curso. A ideia principal da publicação é mostrar as ações e os resultados a partir de relatos de alunos, egressos, professores e tutores, e ainda, produções de autores que pesquisam e atuam no ensino, aprendizagem e gestão de cursos de Licenciatura em Computação ofertados no Brasil.

Os tópicos de interesse desta Edição Especial da Lynx incluem: a educação a distância e a oferta de licenciaturas; o ensino de Computação em cursos de Licenciaturas; licenciatura em Computação; trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Estágios, extensão e pesquisa nos cursos de Licenciatura em Computação ofertados na modalidade EAD; docência e Tutoria em cursos de Licenciatura em Computação e modelos e ferramentas para comunicação, mediação e avaliação em cursos de Licenciatura em Computação EAD; entre outros.

Segundo a coordenadora do curso de Licenciatura em Computação e membro do editorial da Revista Lynx, professora Liamara Scortegagna, quando ela idealizou lançar a edição especial da revista, visava homenagear o curso. “Eu vim pra UFJF para assumir uma vaga na Licenciatura em Computação e sempre amei o curso e a modalidade de educação a distância (EaD). A vaga na UFJF foi perfeita pra mim, pois aliou o trabalho em EaD com Licenciatura em Computação”.

“O início da minha atuação no Curso de Licenciatura em Computação se dá quando ingresso na UFJF e já atuei como docente, coordenadora de tutoria, vice-coordenadora e, atualmente, coordenadora do Curso. É uma experiência gratificante e muito desafiadora pois me deu a oportunidade de acompanhar a formação acadêmica e conhecer a realidade de alunos de diversos munícipios do Estado de Minas Gerais, contribuindo para a formação profissional de cada um e para a melhoria da sociedade em que estes vivem”, revela Scortegagna.

O diretor do Cead, professor Wagner Rezende, escreveu o artigo de introdução da revista Lynx abordando os caminhos da EaD depois da pandemia, e também frisou a importância da discussão, com seriedade e emergência, dos princípios e diretrizes da EaD no Brasil, superando divisões ultrapassadas e afinando o debate em torno de soluções.

Wagner Rezende ainda comenta sobre a importância da publicação de artigos relacionados ao tema da EaD nas Universidades. “Ainda existe muita falta de conhecimento. Boa parte dos preconceitos dessa modalidade estão relacionados a falta de compreensão das habilidades que ela possui, das suas virtudes. Divulgar conhecimento sobre a EaD é muito significativo para ajudar a dissipar esse tipo de visão apressada e consolidada. Qualquer trabalho de caráter científico sobre EaD, além de nos ajudar a entender melhor as suas capacidades e potencialidades é muito relevante. Até mesmo as dificuldades são importantes para sabermos compreendê-la melhor e nos aprimorarmos nesta modalidade de ensino”, expõe o diretor do Cead/UFJF.

Para a professora Fernanda Campos, autora de artigos da revista e também coordenadora do LiComp entre os anos de 2010 e 2016, participar da Licenciatura em Computação da UFJF desde a sua implantação foi um processo crescente de crescimento, aprendizagem e realizações. “Cresci muito como profissional na gestão e ministrando disciplinas na modalidade de curso a distância. Foram muitos desafios na construção dos processos e modelos para o Curso. A aprendizagem veio da convivência com os alunos de tantas culturas e lugares diferentes. E a realização vem de termos, junto com o Departamento de Ciência da Conputação, professores, técnicos e terceirizados, vencido barreiras e levado a educação para além das fronteiras do Campus. Dois desafios merecem destaque: a gestão do curso e a evasão. Mas, os desafios me motivam a buscar a qualidade e a acreditar sempre na Educação”.

Segundo Eduardo Barrére, diretor do Instituto de Ciências Exatas, autor de um dos artigos da publicação e, também professor do curso, lecionar disciplinas para a Licenciatura em Computação permitiu utilizar novas práticas para EaD e analisar o impacto dessas práticas e tecnologias para o corpo discente do curso. “A organização do material em objetos de aprendizagem possibilitou uma melhor organização das disciplinas e também o reaproveitamento destes. Outro ponto de destaque foram as videoaulas, que são de grande atratividade para os alunos e possibilita a sua utilização de tipos diferentes de formas, conforme situações específicas, sempre com um ótimo feedback dos alunos”, conclui.

Confira aqui edição especial da Revista Lynx Digital