Cinco cursos de graduação na modalidade a distância da UFJF receberam quatro estrelas no Guia da Faculdade 2021

03/11/2021

O Guia da Faculdade 2021, a maior pesquisa de opinião sobre o Ensino Superior Brasileiro, divulgou na última semana, pelo portal Quero Educação, em parceria com o jornal O Estado de S.Paulo, as notas avaliadas de 59 graduações da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Segundo dados divulgados, cinco cursos de graduação na modalidade a distância receberam quatro estrelas. Entre eles, estão as Licenciaturas em Educação Física, Matemática, Pedagogia e Química e o Bacharelado em Administração Pública.

O pró-reitor de Graduação Cassiano Caon Amorim comemora com alegria a pontuação e o reconhecimento obtido no ranking dos cursos bem avaliados da UFJF. “Estes conceitos representam o esforço de diferentes atores para consolidar a Universidade e suas graduações nos espaços de qualificação acadêmica, na formação cidadã e na formação profissional. É uma satisfação muito grande ver os nossos cursos da modalidade a distância mencionados nesta indicação. Este levantamento representa um esforço da gestões da UFJF, do Centro de Educação a Distância (Cead), dos cursos e, também, do trabalho de professores e professoras que fazem com que o projeto pedagógico dos cursos sejam cumpridos como foram planejados”, comenta.

Cassiano Amorim destaca a importância da indicação dos cursos. “Além da qualidade já explicitada pelas avaliações oficiais feitas pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, é relevante salientarmos também outras avaliações, como nesta do Guia da Faculdade 2021, mostrando para a sociedade que os nossas graduações são renomeadas e revelando o bom trabalho que é feito por todos e todas na Instituição”.

De acordo com a professora Rafaela Oliveira, coordenadora da Licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância, o momento é felicidade. “O curso se desenvolve preocupado com a qualidade do ensino que é ofertado aos nossos discentes e o trabalho é desenvolvido sempre de forma coletiva. Além disso, temos o apoio do Cead, atento às nossas demandas e na proposição de soluções para contornarmos imprevistos. Acredito que este seja o resultado de uma ação comprometida e qualificada por muitas pessoas”, revela.

Para o professor Frederico Feitosa, coordenador do curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância da UFJF, o sentimento é de dever cumprido. “Sempre trabalhamos para fornecer a população um curso de muita qualidade. É o fruto do envolvimento de toda uma equipe. Mas tudo seria em vão se não tivéssemos a dedicação de nossos alunos que, mesmo com as adversidades da vida, conseguem seguir em frente nos seus sonhos”.

O professor Leandro Silva, coordenador do curso do Bacharelado em Administração Pública comenta que receber essa nota é ter o sentimento de dever cumprido por toda equipe do curso. “Estamos levando educação de qualidade a várias cidades do interior do Estado com o suporte do Cead e vamos continuar trabalhamos para alcançar as cinco estrelas”, frisa.

Já para coordenador da Licenciatura em Química na modalidade a distância, Luiz Antônio Costa, o sentimento em receber quatro estrelas no Guia da Faculdade 2021 é ótimo. “Trata-se de um ranking tradicional e conceituado no estado de MG. É o reconhecimento de um trabalho de muitos anos, com muita gente envolvida, coordenadores, professores, tutores, secretários, alunos e o Cead”.

O levantamento avaliou instituições públicas e privadas que oferecem ensino presencial ou à distância. O ranking pode ser encontrado na íntegra no site do Guia da Faculdade.