Divulgado o resultado final do curso “Microgeração Solar Fotovoltaica”

13/10/2021

O curso de extensão “Dimensionamento e Análise de Viabilidade Econômica de Sistemas de Microgeração Solar Fotovoltaica”, oferecido pelo Laboratório Solar Fotovoltaico (Labsolar), da Faculdade de Engenharia, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), divulgou o resultado final do seu processo seletivo. A iniciativa é uma parceria do Departamento de Energia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e do Centro de Educação a Distância (Cead).

Ao todo 358 candidatos disputaram as 50 vagas ofertadas, sendo que 27% das vagas foram preenchidas exclusivamente por mulheres. Esta edição do curso apresentou a relação de 7 candidatos por vaga. A maior parte desses inscritos, representando 67%, possui uma renda per capta bruta de até um salario mínimo.

De acordo com o coordenador do curso, André Augusto Ferreira, o aumento de inscritos demonstra o interesse dos candidatos em fazer um curso voltado para atualização e aperfeiçoamento da formação de profissionais da área de eletricidade e que estão em situação de vulnerabilidade financeira. “Esperamos a inserção ou aprimoramento profissional das pessoas para trabalhar com a comercialização, instalação e manutenção desses microgeradores”, comenta.

Para o diretor do Cead, Wagner Rezende, a relação candidato vaga é um indicativo da qualidade deste curso conduzido pelo Labsolar, liderado pelo professor André André Augusto Ferreira. “É um tema muito importante a ser trabalhado pela UFJF em parceria com o Cead, pois está relacionado a procura constante por fontes alternativas de energia, que está dentro da temática do meio ambiente. A excelente ideia de destinar o curso a pessoas que tenham vulnerabilidade social é uma maneira de capacitar indivíduos para terem uma outra fonte de renda, além de ser um incentivo ao público feminino diversificando o acesso no que diz respeito ao gênero. A temática e a forma como o curso está sendo conduzido é muito relevante. O Cead fica feliz em apoiar um curso dessa importância social”, conclui.

Saiba mais:

Laboratório Solar Fotovoltaico da UFJF