Prorrogado o prazo de inscrições para o curso Microgeração Solar Fotovoltoaica

23/09/2021

Foi prorrogado até o dia 28 de setembro o prazo para inscrições para o curso Microgeração Solar Fotovoltaica. Segundo o coordenador do curso, André Augusto Ferreira, a capacitação tem como objetivo principal qualificar pessoas para trabalharem com sistemas de Microgeração Solar Fotovoltaica. Já os objetivos específicos compreendem o treinamento de graduandos e pós-graduandos da UFJF; a transferência do conhecimento da universidade para a sociedade; a atualização e/ou aperfeiçoamento da formação de profissionais da área de eletricidade;  o estimulo da produção de energia limpa e sustentável; a contribuição na redução da discrepância social, além de atrair candidatos para os cursos de graduação da UFJF.

O público-alvo são pessoas em situação de vulnerabilidade financeira, com ensino médio completo, que possuam conhecimento teórico ou prático em eletricidade. As vagas serão distribuídas de acordo com os critérios previstos no edital, em que pelo menos 30% deverão ser ocupadas pelo público feminino. Pessoas que estejam cursando ensino médio, técnico, graduação ou pós-graduação não possuem prioridade no processo seletivo.

A iniciativa é uma parceria do Departamento de Energia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e do Centro de Educação a Distância (Cead).

Para participar do curso é necessário que a pessoa tenha recursos tecnológicos (computador ou smarthphone e internet), conhecimentos básicos em informática (utilização de softwares e aplicativos de mensagens como, por exemplo, e-mail e Telegram) e conhecimentos básicos em eletricidade (tensão, corrente, potência, associação em série e em paralelo). Além disso, é fundamental ter concluído o ensino médio e ter disponibilidade de, pelo menos, 3 a 6 horas semanais para estudo e realização das atividades de ensino e aprendizagem.

De acordo com André Augusto Ferreira, o curso é ministrado por graduandos da Universidade Federal de Juiz (UFJF), preponderantemente dos cursos de Engenharia Elétrica, supervisionados por docentes do Departamento de Energia Elétrica.

As aulas estão organizadas em módulos que compreendem aspectos essenciais referentes as diversas tecnologias de aproveitamento de energia solar, descrição dos elementos da geração solar fotovoltaica, entendimento das principais normas e regulamentos vigentes, especificação e dimensionamento dos materiais e equipamentos, compreensão, procedimentos para instalação e comissionamento de instalação conectada ou isolada da rede elétrica. “Durante o curso há encontros virtuais em que os alunos poderão discutir suas dúvidas com a equipe que ministra as aulas. Para fazer receber o certificado, o candidato selecionado deverá apresentar bom aproveitamento nas diversas atividades avaliativas, incluindo o projeto de um sistema de Microgeração Solar Fotovoltaica. Caso as condições sanitárias sejam favoráveis e a resolução da Universidade permita, será agendada visita ao Laboratório Solar Fotovoltaico da UFJF”, comenta.

O formato atual do curso possui carga horária de 40 horas distribuídas em um intervalo de 10 semanas, com cronograma de aulas, fóruns de dúvidas, questionários avaliativos e a elaboração do projeto final através da plataforma Moodle. Ele tem início e término previstos para o intervalo compreendido entre os dias 18 de outubro de 2021 e 17 de dezembro de 2021.

Confira aqui o edital.

Clique aqui para fazer a inscrição.

Saiba mais em: www.ufjf.br/labsolar