Cead lança Campanha Fotográfica “Natureza Daqui”

19/08/2021

No Dia Mundial da Fotografia, o Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a fim de comemorar o dia especial para os amantes da arte, lança a nova Campanha Fotográfica “Natureza Daqui”. O objetivo é eternizar, através de registros fotográficos, as imagens das belezas naturais das nossas cidades e conscientizar sobre a sua importância. Além disso, a ação visa promover a interação entre alunos, professores, tutores e colaboradores dos cursos de educação a distância, além de toda a comunidade acadêmica da Universidade.

Segundo a Assessora de Comunicação do Cead/UFJF, os interessados em participar devem enviar fotografias com o tema exclusivamente de paisagens naturais das suas cidades, como montanhas, florestas, praias, rios, lagos e cachoeiras.

As imagens devem ter no mínimo 1080 pixels de largura e podem ser no formato vertical ou horizontal do Instagram, podendo ser utilizados recursos complementares de lentes, outros equipamentos e filtros especiais, desde que a imagem esteja nítida e com boa qualidade. Os participantes devem postar a foto e marcar o @CEADUFJF e colocar a Hashtag #NATUREZADAQUICEAD. O Instagram dos interessados deve estar aberto para compartilharmos a imagem e todos que publicarem participam do sorteio. Selecionaremos algumas fotos para aparecerem no Instagram do @CEADUFJF

Todas as imagens serão publicadas no Instagram do Cead, às sexta-feiras, e todos os autores irão participar do sorteio, que acontece no dia 15 de setembro, concorrendo ao livro “Ensaio Fotográfico Lunar”, do autor Claudio Henrique da Silva Teixeira. Serão sorteados dois exemplares do livro que é um álbum de fotografias da Lua.

A obra “Ensaio Fotográfico Lunar lançada em 2014 é um álbum de fotografias da Lua, feitas através de um telescópio, com descrições de crateras e detalhes do relevo lunar, além de explicações em linguagem simples sobre suas fases e movimentos. “A ideia é agrupar imagens da Lua a cada dia do mês para que o leitor possa acompanhar toda a lunação, período entre duas Luas Novas consecutivas”, conta o autor Cláudio Henrique Teixeira.

Sobre a experiência de produzir o primeiro livro sobre Astronomia da Universidade, Teixeira revela que teve a ideia de publicar este livro na praia, quando viu a Lua durante o dia. “Lembrei que não existia nenhum livro que mostrava o nosso astro a cada dia e suas mudanças de iluminação nas fases Luar”.

A obra teve o apoio do professor Eloi Teixeira César e já está na sua segunda edição. Segundo Teixeira, o trabalho demorou cerca de quatro anos para ser desenvolvido. “Esse tempo se deve à busca pelas melhores imagens da Lua, que nem sempre eram possíveis em certos meses, tendo que esperar até o mesmo dia do mês seguinte”, conclui.