Solenidade marca abertura do curso de extensão “Construindo Cidades Resilentes”

04/08/2021

Teve início nesta terça-feira, 03, o curso de extensão “Construindo Cidades Resilientes” da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), iniciativa vinculada ao Escritório para Redução do Risco de Desastres (UNDRR) da Organização das Nações Unidas (ONU).  A solenidade virtual contou com a presença da pró-reitora adjunta de extensão da UFJF, Professora Maria Cristina Vasconcelos Fretado, representando o magnífico reitor, professor Marcus Vinicius David; do vice-chefe do Escritório Regional para as Américas e o Caribe das Nações Unidas para a redução do risco de desastres, senhor Nahuel Arenas Garcia; do comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Tenente Coronel Winderson Alain Moura; do diretor do Centro de Educação a Distância (Cead) da UFJF, professor Wagner Silveira Rezende; do consultor do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres da ONU, Clément da Cruz e da coordenadora do curso, professora Gislaine dos Santos.

Como o objetivo de apresentar uma introdução à Iniciativa: Construindo Cidades Resilientes (MCR 2030) e promover um estudo e aplicação de ferramentas disponibilizadas pelo UNDRR da ONU, o curso busca qualificar os gestores públicos para desenvolverem o plano local de resiliência.

Durante a cerimônia, a professora Gislaine dos Santos comentou que o curso teve um alcance a nível nacional e internacional com cerca de 200 interessados em diversos municípios brasileiros e estrangeiros. “Para esta edição temos cursistas representando 12 estados do Brasil, além de países como a Argentina e a República Dominicana. Saliento que a participação de diferentes governos locais, com suas práticas e saberes, enriquecem o diálogo e a troca de experiências e estudos, considerando também os diversos cenários e realidades do nosso país”, ressalta.

“Acredito que a disponibilização pela UNDRR de versões das ferramentas em português, elaboradas pela equipe da Universidade, possa impulsionar os municípios no interesse de conhecer as metodologias propostas pela iniciativa. Espero que por meio deste curso possamos viabilizar a divulgação de conhecimentos para os gestores desenvolverem estratégias locais que melhorem a capacidade resiliente em desastres a partir de elaboração de planos locais”, expõe Gislaine dos Santos.

Clément da Cruz, pontuou que o curso de extensão contribui diretamente para os objetivos estratégicos da MCR 2030, ou seja, melhorar a compreensão das cidades sobre as ameaças e garantir seu compromisso com a redução do risco de desastres locais e, também, fortalecer a capacidade das cidades em desenvolver planos locais para aumentar a resiliência. “ O curso tem como finalidade fortalecer a capacidade dos governos locais para formulação e planejamento de projetos de resiliência urbana a desastres, através do uso das ferramentas da iniciativa”, disse.

Já para Wagner Rezende, é muito relevante para a Universidade ter cursos com este alcance e temática. “É com muito orgulho que participo dessa iniciativa. Este assunto está na pauta de qualquer preocupação atual em nível nacional e internacional e o contexto pandêmico ressalta esta importância de um projeto com um enfoque preventivo para evitar desastres. Desejo muito sucesso para todos do curso”, conclui.