No dia do Químico, saiba mais sobre o curso

18/06/2021

Comemoramos hoje, 18, o dia do Químico e convidamos o coordenador da Licenciatura em Química, na modalidade a distância, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Luiz Antônio Sodré Costa, para contar um pouco do curso e da profissão. Ele é formado em Licenciatura em Química pela UERJ, possui mestrado em Química Inorgânica pela UFRJ e doutorado em Físico-Química pela UFMG, além de ser professor Associado II.

Em julho de 2007, o curso teve seu primeiro projeto pedagógico aprovado pelo Conselho Setorial de Graduação (CONGRAD). ”Ele nasceu do Projeto Pró-licenciatura e depois passou para a Universidade Aberta do Brasil (UAB), tendo já ofertado quatro turmas nesta modalidade”, relata o coordenador.

O Licenciado em Química poderá atuar como professor da Educação Básica (Ensino Médio e quatro últimos anos do ensino fundamental) nas disciplinas de Química e Ciências. O profissional terá a oportunidade de desenvolver, além das atividades em sala de aula, outras ligadas à gestão pedagógica e administrativa da estrutura escolar, como por exemplo, coordenador e em serviços de administração pública como assessor; além de participar de pesquisas ligadas à área de educação química, como prevê o CRQ.

“O curso de Licenciatura em Química EaD não é um curso fácil. Quem já passou por aqui sabe do que estou falando. É um curso que exige dedicação e forte disciplina na sua organização pessoal; exige também muito estudo. A Química é uma ciência linda, que explica basicamente tudo na natureza. Entender a Química parece algo muito difícil, mas é algo muito maior, recompensador. Trata-se de entender o mundo como ele é”, expõe, deixando uma mensagem aos estudantes: “Nesse dia do Químico, 18 de junho, tente reconhecer a Química em alguma coisa na sua vida, veja o quanto isso é importante. E se quiser conhecer um pouco mais, entre em contato conosco e venha fazer parte e estudar essa incrível ciência. Feliz dia do Químico!”.

Qualidade de ensino da UFJF atrai estudantes

Valéria Mendonça, graduada em Licenciatura em Química na modalidade a distância pela UFJF, conta que escolheu um curso dessa instituição por ser uma universidade pública reconhecida pela sua infraestrutura e qualidade de ensino.

Professora de Química desde 2015, hoje ela leciona na rede particular nos ensinos fundamental II e ensino médio. “Ser professora é um sonho realizado. Lecionar a disciplina de Química é algo que sempre tive vontade de fazer desde a época do colégio. Hoje tenho um trabalho que amo e ainda tenho a oportunidade de mostrar aos meus alunos a importância desta ciência maravilhosa e do conhecimento científico, principalmente nesses tempos nebulosos de pandemia”, comenta.

Após concluir o curso de Engenharia Industrial Elétrica, Valeria Mendonça viu a oportunidade, em 2009, de fazer o curso EAD em Química pela UFJF, o que seria a realização de um sonho. “Agarrei a chance e hoje minha vida é pautada nesse curso maravilhoso que me dá o sustento e a oportunidade de mudar a vida dos meus alunos por meio dos meus aprendizados”, conclui.