UFJF está ofertando o curso de gestão pública em proteção e defesa civil

07/06/2021

A especialização lato sensu em Gestão Pública em Proteção e Defesa Civil da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), desenvolvida em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), é a primeira pós-graduação oferecida com foco na campanha “Construindo Cidades Resilientes (MCR 2030)”, iniciativa vinculada ao Escritório para Redução do Risco de Desastres (UNDRR) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os profissionais inscritos no curso são capacitados para conter e reduzir riscos em situações de desastre, atentos aos perigos relativos à perda de vidas, saúde, meios de subsistência e ativos econômicos, físicos, sociais, culturais e ambientais. Além de ligado à MCR 2030, o currículo do curso também se relaciona às diretrizes do Marco de Sendai e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

“São iniciativas internacionais adaptáveis a diferentes contextos. No curso, os profissionais serão capacitados para se comprometer com a resiliência e o pleno funcionamento da região onde atuam. Na Zona da Mata, por exemplo, são frequentes os escorregamentos de terra e as inundações”, explica o coordenador do curso, Jordan de Souza. O professor também coordena o Núcleo de Assistência Social da Faculdade de Engenharia (Nasfe), atuante em estudos e no suporte após os rompimentos de barragens em Mariana e Brumadinho.

“Inserimos nas disciplinas o que temos de mais atual e aderente. Está previsto o uso de várias ferramentas que abarcam desde a análise de resiliência aos desastres que enfrentamos frequentemente, como escorregamentos de terra, até os desastres de origem biológica, como a própria pandemia de Covid-19”, adianta Souza. “Então, não estamos somente transferindo conteúdo, também estamos capacitando gestores que estão atuando ou irão atuar com essas adversidades – até para que eles possam ser agentes replicadores desse conhecimento. Tanto no poder público quanto na iniciativa privada, há a necessidade de valorizar os profissionais que têm competências para trabalhar em equipes multidisciplinares, porque isso é fundamental para encontrar soluções mais viáveis, mais simples e que aproveitem melhor os recursos disponíveis.”

Com duração de 16 meses, a especialização acontece de forma semipresencial. O conteúdo virtual será focado em aulas didáticas e atividades on-line, sendo que a sua realização remotamente dar-se-á por meio do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, administrado pelo Cento de Educação a Distância (Cead) da UFJF; já os futuros encontros presenciais contarão com a apresentação baseada em situações reais e o desenvolvimento de atividades práticas multidisciplinares.

Segundo o coordenador de extensão do Cead, Anderson Castanha, o Cead é espaço estimulador de novas tecnologias. “A intenção é fazer com que o Cead possa dar suporte à comunidade acadêmica em diversos níveis, como cursos de extensão, curso livres, eventos e levando o conhecimento a diversas parcelas da sociedade”, comenta.

Convidado para o primeiro encontro virtual do curso, o consultor do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres da ONU, Clément da Cruz, afirmou que a parceria com a UFJF é valiosa, citou a importância de formar profissionais capacitados para atuar junto à MCR 2030 e ressaltou o currículo do curso. “A grade curricular aborda os desafios da resiliência e da redução do risco de desastres de maneira integrada, transversal, com saberes muito alinhados. ” No encontro on-line, também estiveram presentes a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UFJF, Mônica Oliveira; o coronel Eduardo da Silva, comandante do 3º Comando Operacional de Bombeiros e o professor Anderson Castanha, do Centro de Ensino à Distância da UFJF, além do próprio coordenador do curso, Jordan Souza.

O curso conta com professores da UFJF – de áreas como Geotecnia, Hidrologia, Geoprocessamento, Administração, Direito e Física, além de professores oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, atuantes em disciplinas como Proteção e Defesa Civil.

As inscrições para esta edição do curso de especialização já foram encerradas, mas os interessados podem acessar o site da pós-graduação ufjf/gppdc e manifestar o seu interresse para a próxima edição do curso.