Cead/UFJF passa a ser vinculado à Prograd

03/05/2021

No dia 24 de dezembro de 2020, por meio da Resolução Nº 71.2020, foi alterada a estrutura organizacional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). De acordo com a determinação, o Centro de Educação a Distância (CEAD) passou a ser vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Para o Pró-reitor de Graduação,  Cassiano Caon Amorim, a vinculação do Cead à  Prograd tem como objetivo unir as questões relacionadas ao planejamento de atividades no âmbito acadêmico. “Houve um entendimento da gestão dos professores Marcus David e Girlene Alves que o Cead, neste momento, pode se constituir num importante espaço para desenvolvimento de inovações metodológicas no âmbito dos processos de ensino/aprendizagem e que pode ser expandido para toda a Universidade”, comenta.

“Numa análise que a gestão fez dos processos de trabalho que acontecem e que são desenvolvidos no Cead, houve um entendimento que a Prograd seria a Pró-Reitoria adequada para abrigar e fomentar a relação entre ensino de graduação, pós-graduação e extensão em toda a UFJF, devido ao contato que ela possui com diferentes cursos, tanto nos campi de Juiz de Fora como em Governador Valadares, além daqueles ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB)”, revela Amorim.

Segundo Prof. Cassiano Amorim, a gestão tem a intenção de ampliar o Centro, tornando-o um espaço de fortalecimento e incorporação de novas tecnologias, tanto nos cursos de graduação, como nos de pós-graduação e extensão na modalidade a distância. “Esperamos incorporar todos os processos de renovação em metodologias de ensino, perspectivas de inovações pedagógicas e em organização de currículos”.