Ensino híbrido: entenda o seu conceito

28/04/2021

Há tempos realizado por muitas instituições educacionais, especialmente universidades, é esperado que o ensino híbrido ganhe papel de destaque quando superarmos este momento de pandemia.

O ensino híbrido acontece quando se mescla períodos on-line com períodos presenciais na educação. Para a sua realização é necessário que, além da estrutura para a educação presencial, sejam estabelecidas condições, em nível de gestão e de ensino e aprendizagem, de disponibilização de recursos materiais, como equipamentos e acesso à rede, tanto para as instituições como para os estudantes.

Segundo a coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e coordenadora-geral do Cead/UFJF, Professora Eliane Medeiros Borges, para ocorrer o ensino híbrido, deve haver ainda suporte tecnológico e pedagógico permanentes, bem como formação em tecnologias e educação para os professores e demais profissionais envolvidos.

O uso de tecnologias na educação promove mudanças no tempo e no espaço em que professores e alunos atuam, permitindo a organização dos processos de ensino e aprendizagem de maneira mais dinâmica e mais adequada às necessidades dos estudantes. Também permite a utilização de diversas linguagens, potencializando os processos pedagógicos.

Como impacto, entre outros, exige mais envolvimento do professor, que tem de aprender novas habilidades, e reconfigura os modos como os alunos estudam e aprendem, obrigando-os a desenvolver maior autonomia.

Eliane Borges explica que a centralidade do aluno em contexto de ensino híbrido pode ser realizada por meio do uso de metodologias ativas nos processos pedagógicos, que será sempre por iniciativa do professor. “A simples utilização de tecnologias não garante, por si só, novas pedagogias. Após a pandemia, com certeza caminharemos mais fortemente para a educação híbrida”, conclui.