Definidos dias e horários da colação de grau dos formandos das graduações da UFJF

18/12/2020

Nas noites dos dias 11 e 12 de janeiro, formandos de sete cursos oferecidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na modalidade a distância colam grau em cerimônias remotas – em decorrência da pandemia de Covid-19.

Na primeira solenidade, com início às 16h da segunda-feira, dia 11, recebem o diploma os concluintes dos cursos de Licenciaturas em Física, Computação, Matemática e Química. Também no dia 11, às 20h, é a vez dos formandos do curso de Licenciatura em Pedagogia.

No segundo dia de solenidade, com início às 16h, colam grau os alunos dos cursos de Licenciatura em Educação Física. Na sequência, a partir de 18h, é a vez dos concluintes do curso em Bacharelado em Administração Pública.

Os estudantes do campus de Juiz de Fora colam grau nos dias 11 e 12. No dia 13, será a vez dos formandos de Governador Valadares. As cerimônias unificadas serão transmitidas, ao vivo, no canal da UFJF no YouTube.

Todos os cursos precisam informar ao Cerimonial o nome de seu juramentista até o dia 5 de janeiro. Já o orador de cada uma das sete cerimônias foi definido por sorteio.

Devido à natureza da solenidade, não há limite de convidados. Porém os links para acesso ao evento serão diferentes para concluintes e visitantes. Assim, os formandos receberão dois links: um para eles próprios (que dará acesso à plataforma Zoom) e outro para seus familiares e amigos (para a live da TV UFJF, que fará a transmissão). É recomendado que os formandos acessem a plataforma Zoom com uma hora de antecedência do início da Colação de Grau, para que sejam feitos testes de áudio e vídeo.

Segundo o Cerimonial da UFJF, é essencial que os formandos fiquem atentos aos canais de comunicação da instituição e que mantenham atualizado o cadastro no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Além disso, é essencial buscar uma boa conexão de internet.

Devido à pandemia, pela primeira vez a Universidade não irá entregar os diplomas aos concluintes dos cursos na data da Colação. Os documentos devem ser entregues na Central de Atendimento, com horário agendado, para evitar aglomerações. É possível a retirada por terceiros, mediante apresentação de procuração datada e assinada.