UFJF divulga edital com 164 vagas para o Processo Seletivo Complementar dos Cursos de Graduação a distância

26/11/2020

Os alunos interessados em concorrer para o Processo de Seleção Complementar dos Cursos de Graduação a Distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), devem ficar atentos, pois o prazo para as inscrições tem início às 15h desta sexta-feira, 27 de novembro, e se encerram às 18h de quarta-feira, 02 de dezembro, somente on-line e no site da COPESE

São oferecidas 164 vagas, distribuídas entre Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Computação em 5 polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Bicas, Durandé, Itamonte, Monte Sião e Confins. Os cursos e vagas, no entanto, variam conforme o polo.

Os interessados poderão optar por uma das modalidades de ingresso: aproveitamento da pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em pelo menos 5 das edições mais recentes do exame, concorrendo a proporção de 90% do total das vagas; ou concorrendo às vagas destinadas a professores da rede pública de ensino, em exercício, sem formação inicial em nível superior ou ainda àqueles que não possuem formação na área em que atuam, na proporção de 10% do total das vagas.

Havendo número de inscritos superior na modalidade para professores, o critério de escolha será de acordo com o maior tempo de serviço; persistindo o empate, com o de maior idade.

De acordo com o edital, o candidato deve optar por dois polos, em ordem de preferência, onde pretende cursar a graduação escolhida. As vagas em cada uma das modalidades, cursos e polos respeitam os limites das vagas existentes, conforme o edital.

INSCRIÇÃO

No período de cadastramento da inscrição, o candidato deve ler atentamente as instruções e preencher o formulário com seus dados completos e enviá-los eletronicamente, efetivando, assim, o seu cadastramento no processo de seleção. Em seguida, deverá imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) correspondente à taxa de inscrição, no valor de R$ 120,00 e efetuar o pagamento da GRU até as 20h do dia 02 de dezembro de 2020, exclusivamente no Banco do Brasil.

O comprovante definitivo de inscrição deve ser impresso pelo candidato a partir das 15h do dia 07 de dezembro de 2020, na área do candidato.

A isenção da taxa de inscrição no processo de seleção para ingresso nos cursos de graduação a distância 2020 poderá ser solicitada somente no ato do cadastramento on-line da inscrição, das 15h do dia 27 de novembro até as 23h do dia 29 de novembro, na área do candidato. É da responsabilidade do candidato consultar, no mesmo site do cadastramento da inscrição, o resultado da sua solicitação de isenção de taxas, a partir das 15h do dia 30 de novembro de 2020.

O candidato que tiver sua solicitação de isenção indeferida deve, no mesmo site do cadastramento da inscrição, gerar a GRU e efetuar o pagamento da taxa de inscrição nas condições e nos prazos estabelecidos de acordo com o edital, para que, assim, sua inscrição possa ser deferida e efetivada, o que ficará comprovado com a emissão do comprovante definitivo de inscrição.

Já o candidato que tiver sua solicitação de isenção deferida precisa verificar a emissão do comprovante definitivo de inscrição para a garantia de que sua inscrição foi efetivada.

RESULTADO

O resultado final do Processo de Seleção para Ingresso nos Cursos de Graduação a Distância 2020 será divulgado no dia 08 de dezembro, a partir das 15h, no site da COPESE.

A matrícula dos candidatos aprovados ocorre em duas fases obrigatórias:

I Fase – Registro da pré-matrícula on-line no site da CDARA, nos dias e horários estipulados nas orientações para matrícula a serem divulgadas no mesmo site.

II Fase – Entrega de documentos para todos os candidatos que realizaram o registro de pré-matrícula on-line, mediante a entrega de cópia legível dos documentos listados nas Orientações para matrícula, constantes no site da CDARA, no endereço e forma de entrega a serem divulgados no mesmo site.

É de responsabilidade única do candidato acompanhar todas as informações no site da CDARA, com indicação das datas de reclassificações e matrículas.

Clique aqui para conferir o edital completo.

Outras informações: (32) 2102-3738 / 2102-3755 – Coordenação Geral de Processos Seletivos da UFJF.

Saiba mais sobre o curso de Licenciatura em Computação aqui

Saiba mais sobre o curso de Licenciatura em Pedagogia  aqui

O horário de funcionamento do Centro de Educação a Distância é de 9h às 15h. Após este horário, entrar em contato pelo e-mail academico.cead@ufjf.edu.br