Moodle: um ambiente que potencializa a aprendizagem significativa

12/11/2020

Em entrevista à Assessoria de Comunicação do Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (Cead/UFJF), o professor da Faculdade de Medicina da UFJF, Márcio Alves, falou sobre o uso da Plataforma Moodle. O professor enfatiza que as suas disciplinas já são ministradas na Moodle há anos. Desde 2012, a disciplina de Atenção Primária em Saúde para a Medicina é oferecida na plataforma. Já em 2015, foi ofertada a disciplina da Residência de Medicina de Família e Comunidade. Em 2017, foi a vez de ser ofertada a disciplina Saúde Pública para Medicina Veterinária.

Márcio Alves conta que a sua experiência com a Plataforma Moodle tem sido muito estimulante. “Com a última versão da Moodle e a estruturação da equipe pedagógica do Cead foi possível aprimorar os cursos com um nível de profissionalismo animador, além de possibilitar  a ampliação do modelo de aulas – modelo este que é pautado por uma adoção radical de princípios pedagógicos voltados para o aprendizado significativo – Nele destaco a problematização do conceito de saúde, a partir de sua História e da visão internacional e nacional sobre as metas de saúde no mundo e no Brasil, com maneiras de intervir sobre o processo saúde-doença, bem como a aplicação prática da observação do cotidiano de uma Unidade Básica de Saúde no SUS”.

Cada grupo de alunos desenvolve tarefas de produção de texto coletivo com o Recurso Wiki da Moodle. Inicialmente, os alunos produzem o texto a partir das conversas nos fóruns, animadas pelos monitores e pelo professor. Em seguida, eles estudam os princípios e diretrizes do SUS nas respectivas redes temáticas, discutindo os desafios de sua implementação.

“Em termos de segurança de dados e monitoramento, a Moodle é insubstituível. Nessa plataforma é possível gerar o relatório de cada aluno, de entrada nos recursos e atividades, dia, hora e tempo de utilização e número de acessos em qualquer período”, afirma o Professor.

O Professor finaliza comentando que, no cenário atual, as novas tecnologias têm cada vez mais ganhado ênfase. “Estamos vivendo um aprendizado constante. A ferramenta Moodle e o Cead têm sido grandes aliados neste momento. É hora de observar as experiências inovadoras e começar a pensar num plano de médio e longo prazo que aproveite a situação para proceder às necessárias mudanças curriculares, visando otimizar a distribuição de atividades remotas e presenciais, priorizando cenários de novas práticas vigorosas para os cursos da área de saúde, com visões transformadoras da realidade do ensino, com as quais  poderemos melhorar os nossos cursos, de acordo com as novas necessidades dos alunos e da sociedade.”