Atendimentos realizados pelo SAUT do Cead a usuários da Moodle cresceram cerca de 300%

25/09/2020

Com o intuito de sanar as dúvidas dos usuários da Plataforma Moodle da Universidade Federal de Juiz de Fora, o Centro de Educação a Distância (Cead) disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Usuário da Tecnologia, o SAUT.

O foco da atuação do SAUT está na administração da plataforma Moodle. Sendo assim, é a esse setor que alunos, professores dos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado devem recorrer quando precisam de ajuda em questões de ordem tecnológica referentes à Moodle, como, por exemplo, aquelas relacionadas a login, cadastro de disciplinas, inscrição de alunos, esclarecimento de dúvidas e solução de problemas na Plataforma.

Depois da retomada das atividades acadêmicas da UFJF por meio do ensino remoto emergencial (ERE), os atendimentos aos usuários da Plataforma Moodle cresceram cerca de 300%. O SAUT tem recebido, em média, 100 consultas por dia e respondido a várias questões relacionadas ao uso da plataforma durante o ERE.

Segundo o coordenador do setor tecnológico do Cead, Rodrigo Marangon, a Moodle possui ampla comunidade de usuários e desenvolvedores ao redor do mundo, o que possibilita novas possibilidades pedagógicas e correções rápidas de eventuais problemas. “A modularidade da plataforma é um ponto positivo porque, na prática, permite muitos tipos diferentes de atividades que acabam se adaptando às necessidades do professor. Desde 2010, trabalho diretamente com a Moodle da UFJF e é perceptível a evolução da plataforma e o que ela oferece aos docentes. As mudanças partem das novidades tecnológicas e da necessidade da comunidade acadêmica”, afirma.

Já para assessor de projetos de Extensão do Cead/UFJF, professor Anderson Castanha, a importância da Moodle nesse período de ERE cresce devido ao seu histórico de utilização. “Já são mais de 10 anos de ensino a distância na Moodle. Isso se traduz em professores capacitados tanto no uso da ferramenta quanto na Metodologia ao longo tempo, bem como em uma estrutura de apoio tecnológica e pedagógica a esses professores. E não podemos esquecer a quantidade de professores que começaram a utilizar essa Plataforma de Aprendizagem para apoio às suas aulas presenciais”, comenta.

A Plataforma Moodle foi elaborada para professores e possui diversas possibilidades de uso no ensino e aprendizagem. Possui todas as modalidade de exposição de conteúdos e uma grande flexibilidade para a avaliação. Além disso, as funções de gestão do ensino, na Moodle da UFJF, são grandes aliadas ao acompanhamento da aprendizagem, por meio de relatórios e analíticas. Dessa forma, a plataforma atende toda a comunidade acadêmica: gestores, coordenadores, docentes e discentes.

Ainda de acordo com o assessor do Cead, muito professores aprenderam a usar a Moodle em suas disciplinas. Por outro lado, os alunos já possuem uma familiaridade com a Plataforma devido aos cursos oferecidos. “São muitas as vantagens da Moodle para o professor, possui grande facilidade de uso e flexibilidade para o ensino. Além disso, é uma plataforma segura, com uma quantidade muito grande de desenvolvedores que ofertam plugins variados, desde editores de textos a recursos de acessibilidade. É uma ferramenta que está em constante melhoria, sempre agregando funções a pedido da comunidade usuária”, conclui.

A forma de contato com o SAUT ocorre por meio do e-mail suporte.cead@ufjf.br, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.