Live aborda cuidados com os animais de estimação em tempos de pandemia

15/07/2020

A edição do “Fala quem sabe Live” de amanhã, dia 16, às 16h, promovido pelo Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), apresenta mais uma live com a temática “Cuidados com os animais de estimação em tempos de pandemia”. A transmissão ao vivo acontece no perfil do @ceadufjf no Instagram.

A discussão contará com a presença do professor Dr. Leonardo Lanna, docente na área de Clínica Médica de Cães e Gatos e Chefe do Departamento de Medicina Veterinária da UFJF. Segundo ele, a live tem como objetivo falar sobre os cuidados que devem ser adotados com os animais de estimação durante a pandemia e vigência das medidas de prevenção da COVID-19, tanto em relação à garantia do bem-estar animal, quanto aos aspectos relacionados à Saúde Pública. “É importante divulgar os cuidados a serem adotados durante passeios com animais de estimação em locais públicos e as medidas de higiene ao retornar para o domicílio, bem como discutir os impactos do distanciamento social sobre o bem-estar animal”, comenta Leonardo Lanna.

“Em razão de inúmeras dúvidas sobre o novo coronavírus, é importante esclarecer que até o momento não existem evidências da transmissão dos animais de estimação para o ser humano, estabelecendo o que já se sabe sobre o SARS-CoV-2 nessas espécies, até para evitar abandonos. É válido destacar também o papel do médico veterinário na saúde pública e no contexto do conceito de Saúde Única (humana x animal x ambiental)”, frisa o professor.

Leonardo Lanna comenta também que nesse momento em que a população vem sendo bombardeada por informações a todo instante, esse projeto de lives se torna essencial para a divulgação de informações qualificadas, confiáveis, de interesse público e em linguagem acessível a todos.

As lives são mediadas pelo professor do Departamento de Ciências Administrativistas da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc) e coordenador de Extensão do Cead/UFJF. Anderson Castanha. Os áudios também estão disponíveis na Radioweb Cead/UFJF semanalmente para todos os interessados. A transmissão está disponível no site do Cead ou no aplicativo para smartphone. Para baixar o aplicativo da rádio no celular, vá em Play Store, localize Radioweb CEAD e instale o aplicativo.