Live debate sobre a Educação Infantil em tempos de pandemia

13/07/2020

A pandemia ocasionada pelo COVID-19 trouxe inúmeras mudanças para a vida das pessoas. Em decorrência disso, diversas discussões estão sendo propostas para quando for possível a retomada das atividades escolares. Para falar sobre o assunto, a Profª. Dra. Núbia Aparecida Schaper Santos, coordenadora do curso de extensão “Estratégias para a Educação Infantil em tempos de pandemia e pós-pandemia”, é a convidada desta semana da série de lives “Cead: Metodologias e Soluções” que acontece nesta terça-feira, 14, às 16h, ao vivo no perfil do @ceadufjf no Instagram.

A temática da conversa será “A Educação Infantil em tempos de pandemia” e vai debater de que maneira organizar o ambiente pedagógico para a volta às atividades em creches e escolas; como organizar um protocolo sanitário que atinja a rede; de que forma deve ser diálogo com as famílias e quantos bebês e crianças podem estar em salas de atividades. Ademais, o bate- papo vai abordar como os municípios podem se organizar e intercambiar experiências de modo a garantir o direito de bebês e crianças à educação de qualidade, contemplando as famílias no seu direito à orientações adequadas e à demanda de formação dos profissionais da educação.

Além disso, a live vai apresentar como será o curso de extensão oferecido na modalidade a distância, por meio do Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Segundo Núbia Santos, a capacitação que tem por objetivo promover um espaço de reflexão crítica sobre estratégias de enfrentamento na Educação Infantil em tempos de pandemia e pós-pandemia para os municípios da zona da mata mineira.

“Ações como essas reforçam o papel da universidade como espaço de diálogo e de produção de conhecimento e criam a possibilidade de atividades educativas em rede de cooperação e de solidariedade”, conclui.

As lives são mediadas pelo Prof. Dr. Anderson Castanha, pelo docente do Departamento de Ciências Administrativistas da FACC e Coordenador de Extensão do Cead/UFJF.

Os áudios também estão disponíveis na Radioweb Cead/UFJF semanalmente para todos os interessados. A transmissão está disponível no site do Centro de Educação a Distância ou no aplicativo para smartphone. Para baixar o aplicativo da rádio no celular, vá em Play Store, localize Radioweb CEAD e instale o aplicativo.

Clique aqui para criar uma conta no Instagram

Saiba como visualizar live no Instagram