A inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação levando melhorias no processo de ensino-aprendizagem

10/06/2020

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), há tempos, têm sido consideradas como aliadas no processo de ensino-aprendizagem. As possibilidades de processamento, transmissão, armazenagem de informações e interação tem sido apontadas como estratégias imprescindíveis no gerenciamento de processos educacionais.

Segundo o professor do curso de Licenciatura em Computação, na modalidade a distancia da Universidade Federal de Juiz de Fora, Vítor Fonseca Figueiredo, a inserção das TICs pode resultar em vários benefícios. Um dos privilégios é a possibilidade de diversificar os recursos de ensino e de aprendizagem. “O professor passa a contar com múltiplos meios para realizar o seu papel de mediador em um processo dinâmico, capaz de agregar textos, vídeos e jogos às suas aulas. Para o aluno, o aprender passa a ser mais prazeroso. Ele não se limita a um sujeito passível de absorver informações, pelo contrário, ele é fundamental para a organização de um processo de construção do conhecimento em que ele é o centro. As dúvidas e anseios dos alunos com relação a um determinado assunto podem ser utilizados pelo docente para fomentar o processo de ensino”, afirma.

Outra vantagem das tecnologias na educação é o fato de que elas nos mostram que a sala de aula não pode ser mais compreendida como o único espaço de ensino. “As TICs tem demonstrado que o aprender pode ocorrer em espaços e momentos diversos, ou seja, em casa, no trabalho, na escola e nos dias úteis ou mesmo nos períodos descanso. Não há limites para o aprender”.

Além disso, o professor revela que processo de construção do conhecimento pelos alunos deixa de ter como centro o professor. O aluno passa a ser o foco das atenções e, em certa medida, o promotor do processo de ensino a partir do momento em que é encarado como ator dinâmico, capaz de buscar informações e problematizá-las com os colegas. “ O aprendizado pode ocorrer em rede, com cada aluno ocupando um lugar na tessitura das relações e apoiando e sendo apoiado pelos colegas ao longo do processo”.

Por fim, as tecnologias nos oferecem recursos excepcionais, como a possibilidade de utilizar vídeos, fóruns, jogos, conversas em tempo real e muitas outras possibilidades que podem ser utilizadas pelos docentes de todos os níveis e modalidades de ensino.