Cead/UFJF promove série de lives “Fala quem sabe”

05/06/2020

Com o objetivo de compartilhar com a sociedade saberes respaldados por professores, pesquisadores e profissionais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Centro de Educação a Distância (Cead) lança, na próxima semana, a série de lives “Fala quem sabe”. De acordo com o coordenador do projeto e coordenador de extensão do Cead, Anderson Castanha, os temas das lives serão  relevantes para a população em geral, desde saúde, ciências humanas, até engenharia e gestão pública, com vistas a melhorar o bem estar social neste momento de isolamento e de risco relacionados à Covid 19.

As exposições e discussões irão proporcionar aos palestrantes convidados a utilização da estrutura de tecnologia e os canais de informações sociais do Cead, a fim de promover e ampliar o alcance de discussões e viabilizar a interação com a sociedade, de forma mediada pelo Cead. “Os áudios também estarão disponíveis na Radioweb Cead/UFJF semanalmente para todos os interessados”, revela Castanha.

A frequência das produções observará uma periodicidade preferencialmente semanal, de maneira a abastecer de informações, motivar e engajar a população durante o período de isolamento social, em uma linguagem acessível e precisa, contribuindo para nossas práticas de extensão.

A primeira discussão do projeto, na próxima terça-feira, dia 9, às 14h, debate sobre o  pensamento científico. A conversa será com a professora Nathalie Barbosa de la Cadena, docente do Departamento de Filosofia do ICH/UFJF.

“Num momento de tantas incertezas para a sociedade, mais do que nunca é importante recebermos informações de fontes seguras e de credibilidade, como a de cientistas, professores e Universidades”, comenta Nathalie de la Cadena.

Já a segunda discussão, que acontece na quinta-feira, dia 11, às 16h, tem como tema “Atividades de Extensão em Engenharia com interface com Defesa Civil e a sociedade” e recebe o professor Jordan de Souza do curso de Engenharia Civil da UFJF.

Segundo Jordan, o objetivo da live é apresentar para as comunidades acadêmica e geral as atividades desenvolvidas sobre a extensão e Defesa Civil. “A atuação da Defesa Civil vai bem além do atendimento de inundações e escorregamentos de encostas no período chuvoso. Estamos vivendo um momento de pandemia mundial, onde o isolamento social ocorrido em nível mundial é um problema de Defesa Civil”, conclui.

Siga o nosso perfil e assista  @ceadufjf.

Confira a programação de transmissão pela Radioweb Cead

A programação da Radioweb Cead conta nos próximos meses com a transmissão dos aúdios da a série de lives “Fala quem sabe”, produzida pelo Cead/UFJF.  A transmissão estará disponível no site do Centro de Educação a Distância ou no aplicativo para smartphone. Para baixar o aplicativo da rádio no celular, vá em Play Store, localize Radioweb CEAD e instale o aplicativo.

Veja a programação:

10/06, às 14hLive: O pensamento científico

Docente do Departamento de Filosofia do ICH/UFJF

Mediação: Prof. Dr. Anderson CastanhaDocente do Departamento de Ciências Administrativistas da FACC e Coordenador de Extensão do Cead/UFJF

11/06, às 14h – Live: O pensamento científico

Mediação: Prof. Dr. Anderson Castanha

12/06, às 14h – Atividades de Extensão em Engenharia com interface com Defesa Civil e a sociedade

Com Prof. Dr. Jordan Henrique de Souza
Docente do curso de Engenharia Civil da UFJF e coordenador do Núcleo de Engenharia Pública.

Mediação: Prof. Dr. Anderson Castanha

15/06, às 14h – Atividades de Extensão em Engenharia com interface com Defesa Civil e a sociedade

Mediação: Prof. Dr. Anderson Castanha

Veja a programação de transmissão:

10/06, às 14hLive: O pensamento científico

11/06, às 14h – Live: O pensamento científico

19/06, às 14h – Higiene e segurança alimentar em tempos de pandemia

Com Prof. Dr. Renato Nunes
Docente do curso de Nutrição da UFJF

Mediação:  Prof. Dr. Anderson Castanha

22/06, às 14h – Higiene e segurança alimentar em tempos de pandemia

Com Prof. Dr. Renato Nunes
Docente do curso de Nutrição da UFJF

Mediação:  Prof. Dr. Anderson Castanha

26/06, às 14h – Cuidados com a saúde em períodos de isolamento

Com Profª. Izabela Palitot

Docente da Faculdade de Enfermagem da UFJF, mestra em Saúde.

29/06, às 14h – Cuidados com a saúde em períodos de isolamento

Com Profª. Izabela Palitot

Docente da Faculdade de Enfermagem da UFJF, mestra em Saúde.

Mediação: Prof. Dr. Anderson Castanha

03/07, às 14h – A Importância da Divulgação Científica e o Centro de Ciências da UFJF

Com Prof. Dr. Elói Teixeira
Docente de Química do Colégio de Aplicação João XXIII e Diretor do Centro de Ciências da UFJF