Formandos da EaD da UFJF colam grau no Cine-Theatro Central em noite marcada por muita emoção

05/08/2019

Na última semana, formandos de sete cursos oferecidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na modalidade a distância colaram grau em cerimônias realizadas no Cine-Theatro Central, em Juiz de Fora.  Na primeira solenidade do dia 31 de julho, que teve início às 17h da quarta feiira, colaram grau os concluintes dos cursos de Bacharelado em Administração Pública e Licenciatura em Pedagogia. Já na segunda cerimônia das 19h, foi a vez dos formandos das Licenciaturas em Educação Física, Física, Computação, Matemática e Química receberem o diploma.

Segundo Thyessa Taiara Nascimento, formanda do curso de Pedagogia do Polo de Barroso, todo o esforço durante a trajetória do curso valeu a pena. “O curso é muito bom, mas muito difícil, me esforcei e  batalhei muito para conseguir  essa formação. Estudar a distância exige muita disciplina e temos que ter sempre um horário para o estudo. Mas é uma realização é imensa e me sinto privilegiada em fazer um curso EaD, pois é o currículo é o mesmo do curso presencial e a formatura também não faz distinção com o presencial. Eu estou com muito orgulho dessa vitória”.

O formando em Física do Polo de Timóteo, Diones Vaz de Oliveira, conta que a educação a distância proporcionou a ele a concretização de um sonho. “A trajetória do curso não foi fácil e hoje é dia de vitória. A cerimônia é um momento especial e uma oportunidade de encontrar com formandos de outros Polos. A emoção de hoje é indescritível!”, afirma.

Já na sua quarta graduação, a formanda em Licenciatura em Computação do Polo de Araxá, Evângela Darcy Leite, frisa que a colação de grau é um momento único. “Estou muito alegre de estar na cerimônia e estar colando grau. Esse foi o primeiro curso que fiz a distância e acredito que essa modalidade é a melhor que tem, pois ela oferece a oportunidade para fazer o seu próprio cronograma de estudo. Já penso até em fazer outro curso”, revela.

Para Thais Oliveira, do Polo de Juiz de Fora, concluir uma graduação em Bacharelado em Administração Pública é uma grande conquista. “É muito emocionante e indescritível. Estou sem palavras, é muito gratificante por tudo que a gente sempre passa durante todo o curso. Vale a pena, gostei muito! E paras metas para o futuro pretendo fazer concursos e mestrados”,  relata.

Já a coordenadora UAB e coordenadora-geral do Cead/UFJF, Professora Dra. Eliane Medeiros Borges, comenta que “o dia foi um momento de conquista e realização e pude perceber isso nos olhos dos formandos que participaram da cerimônia. A Educação a Distância é um modo de acesso, de democratizar e levar a educação de qualidade, pública e gratuita para todo pais. É uma maneira de democratizar a educação, interiorizando para lugares onde a  Universidade passa a estar. Hoje já é uma missão da UFJF levar o ensino ao alcance de todos e a tendência é manter os cursos a distância, o que também é uma grande vitória para todos nós”, conclui.

Confiras as fotos da Colocação de Grau: