Confira as orientações para formandos de cursos da UFJF na modalidade a distância

23/07/2019

Formandos de sete cursos oferecidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na modalidade a distância vão colar grau no próximo dia 31 de julho. As solenidades ocorrerão no Cine-Theatro Central, em Juiz de Fora.

Na primeira solenidade do dia 31 de julho, com início às 17h da quarta-feira, colam grau os concluintes dos cursos de Bacharelado em Administração Pública e Licenciatura em Pedagogia. Já na segunda cerimônia, às 19h, é a vez dos formandos das Licenciaturas em Educação Física, Física, Computação, Matemática e Química receberem o diploma.

No dia da colação de grau, os formandos devem chegar com pelo menos uma hora e meia de antecedência ao Cine-Theatro Central. O cumprimento do horário é uma necessidade para que se confirme aqueles que realmente poderão colar grau. Além disso, é nesse tempo que antecede a cerimônia que as becas serão entregues e o termo de colação será assinado.

A fila para o início da cerimônia será realizada na galeria Ali Halfeld, ao lado do Cine-Theatro Central. No local, banners estarão postos para auxiliar a divisão dos formando por cursos. Neste momento, os alunos poderão tirar fotos com a beca, uma vez que após o fim da cerimônia eles sairão sem a vestimenta.

O tempo de duração de cada solenidade é de 60 minutos. Os formandos deverão entrar no teatro com o capelo na mão esquerda, colocando-o somente depois do juramento e do ato de colação feito pelo reitor junto ao aluno juramentista. Os capelos não precisam ser devolvidos pelos formandos, podendo ficar como recordação da solenidade. A beca, no entanto, deverá ser devolvida imediatamente após o término da colação.

Será disponibilizado um total de sete convites para cada um dos formandos, sendo dois deles de categoria VIP, nas fileiras iniciais do teatro. Se houver algum parente ou convidado obeso ou com alguma dificuldade de locomoção, a equipe de cerimonial deve ser avisada com antecedência para que sejam reservados espaços especiais. O contato pode ser feito pelo email cerimonial@ufjf.edu.br, em que deve ser informado o tipo de auxílio que será necessário. Na oportunidade, também vão ser disponibilizados, para os alunos da modalidade a distância, os convites para a solenidade.

O formando precisa estar atento à sua regularidade com o Enade, componente curricular obrigatório. Por força da lei, a UFJF é proibida de conferir grau a estudantes que estejam em situação irregular junto ao Enade. Caso tenha dúvidas quanto à sua situação, o aluno deve consultar a coordenação de seu curso para outras informações.

Equipes de fotografia ou cinegrafistas podem estar presentes na cerimônia, mas deverão ter convites individuais para a entrada na solenidade. Além disso, não poderão subir ao palco. A UFJF realiza a cobertura fotográfica da colação e disponibiliza as imagens em seu Portal, após a cerimônia.

A entrega do diploma será realizada após a colação de grau. Para recebê-lo, o formando deverá ter em mãos o protocolo de participação na solenidade, que é entregue no final do evento, e, para os que tiverem pendências, o “nada consta” da Biblioteca Central. Caso não apresente algum dos documentos necessários, a entrega do diploma será inviabilizada, podendo ser requisitado junto à Central de Atendimento após a colação.

Outras informações: (32) 2102-3966 – Coordenação de Cerimonial e Eventos