Polo UAB de Juiz de Fora celebra 10 anos

22/05/2019

Com suas atividades iniciadas em 2009, o polo de Juiz de Fora se destaca por atrair estudantes de várias localidades mineiras. “O polo de Juiz de Fora atende cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Lima Duarte, Barbacena, São Lourenço, Cataguases e Santos Dumont”, afirma a coordenadora do polo UAB de Juiz de Fora, Márcia Maria Ferreira da Silva.

Segundo ela, o Polo de Juiz de Fora teve início na Secretaria de Educação em 2008. “Porém, ele só foi formalizado através de um decreto no ano de 2013. Sendo que esse decreto tem um ato normativo com o período retroativo à primeiro de março de 2009. Neste ano de 2019, então, estamos fazendo celebrando 10 anos de Polo UAB de Juiz de Fora”, revela.

Nesse ano, pelo número de alunos vinculados, a sede do Polo UAB de Juiz de Fora teve direito a dois assistentes a docência que chegaram para auxiliar a coordenação na função administrativa e na parte pedagógica do Polo. “Realizamos em parceria com os assistentes um plano de ação para os alunos que ingressaram recentemente. Criamos estratégias de apoio para os alunos novatos, como a criação de um grupo de whatsapp para trabalhamos dificuldades como o acesso à Plataforma e auxílio as ferramentas do Ambiente Virtual”, relata.

Márcia comenta que a sua experiência com a Educação a Distância começou como tutora no Projeto Veredas, em 2002, que tinha como objetivo a formação de 14000 professores que não possuíam graduação. Depois disso, ela também foi tutora e ASA no Caed /UFJF e hoje está realizada como gestora do Polo.

De acordo com a coordenadora, o Polo apresenta todas as dependências necessárias para um atendimento de qualidade: salas de aulas; biblioteca; sala de estudos; duas salas de informática; sala de coordenação; secretaria; sala de tutoria; cozinha e banheiros adaptados.

O polo UAB de Juiz de Fora conta com quatro graduações: licenciaturas em Computação, Química, Física, Matemática e Bacharelado em Administração Pública. Atualmente são oferecidos cursos como: Licenciatura em Computação, Licenciatura em Química, Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática, Administração Pública e especializações em Gestão da Organização Pública de Saúde, Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico.

Nesses 10 anos, cerca de 1000 alunos do polo de Juiz de Fora já concluíram graduações a distância da UFJF.O polo está situado à Rua Maria Perpétua, nº 72, 3° andar, bairro Ladeira.