Alunos da Licenciatura em Computação lançam livro sobre Mídias na Educação

08/04/2019

Publicação integra o trabalho de formação desenvolvido na Secretaria de Educação de JF.

O Auditório “Paulo Freire”, no Centro de Formação do Professor (CFP) abrigou, no último dia 28, o lançamento de obras escritas por servidores da Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Dentre os livros lançados, destaca-se o exemplar “Mídia Educação: Desafios da formação docente no Grupo Pesquisa e Práticas Curriculares – Informática”, que contou com a participação de publicações de artigos de Fabiano Carvalho, Josiane Silva e Priscila de Oliveira, alunos do Curso de Licenciatura em Computação oferecido, na modalidade a distância, pelo Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

De acordo com Josiane Silva, a publicação integra o trabalho de formação desenvolvido na Secretaria de Educação de Juiz de Fora. “Este grupo surgiu no ano de 2004 e já passou por várias configurações. Atualmente, o curso é aberto a todos os interessados em obter conhecimentos sobre as potencialidades das ferramentas tecnológicas no que tange as práticas pedagógicas inovadoras”.

A publicação do livro divulga as experiências de formação continuada desenvolvidas na Rede Municipal, voltadas para o uso da tecnologia e das mídias nos processos de ensino-aprendizagem. “Além disso, a obra também proporciona aos professores formação continuada, pois escrever sobre nossas atividades nos permite refletir sobre o novo paradigma educacional presente nas escolas atualmente”, revela Josiane.

Da esquerda para a direita: Priscila Rodrigues; Liamara Scortegagna (Coordenadora do Curso de Licenciatura em Computação); Josiane Silva e Fabiano Rodrigues de Carvalho.

Ela comenta, ainda, que como formadora e professora da rede, acredita que é indispensável incorporar as tecnologias às práticas de formação, atribuindo novos significados aliados a transformação das relações em sala de aula, de modo que os alunos se tornem mais cognitivamente capazes a partir dessa ressignificação.

Fabiano conta que a professora Lubélia de Paula Souza Barbosa que, também, é supervisora da Rede e Coordenadora do Núcleo Tecnológico Municipal, foi a organizadora e idealizadora do livro. “Todos os participantes do livro apontaram em seus artigos as possibilidades do uso da Mídia na Educação e seus desafios tanto na formação docente quanto nas práticas curriculares”, afirma.

Já Priscila, revela que o seu capítulo abordou a formação de profissionais na Secretaria de Educação, e relatou sobre os cursos de formação continuada, sempre debatendo o tema tecnologia na educação, ministrado por ela em parceria com a professora Jemine Atalaia Rodrigues de Souza, desde 2014.

Além de lançarem o livro, os alunos Josiane Silva, Priscila de Oliveira e Fabiano Carvalho, também fazem parte do Projeto de Extensão do curso de Licenciatura em Computação da UFJF. O participante Fabiano também é bolsista do Projeto de Iniciação Científica do curso.

Confira o link virtual do livro aqui.