Diretor do Nupes/UFJF aborda o tema EQM no Programa Encontro com Fátima Bernardes de hoje

22/01/2019

Nesta manhã, Alexander Moreira-Almeida, professor Associado de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e fundador e diretor do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (Nupes/UFJF) estará no Programa Encontro, apresentado por Fátima Bernardes, na Rede Globo, às 10h50. Em entrevista, ele irá abordar o assunto sobre a Experiência de Quase-Morte (EQM) e sua pesquisa sobre o tema em andamento no Nupes.

Alexander possui graduação em Medicina pela UFJF, especialização em Terapia Cognitiva Comportamental pela USP, residência e doutorado em Psiquiatria pela USP e pós-doutorado pela Duke University, EUA. Atualmente é coordenador das seções em espiritualidade e psiquiatria da Associação Mundial de Psiquiatria e da Associação Brasileira de Psiquiatria, coordenador da elaboração do Position Statement on Spirituality and Religion in Psychiatry da World Psychiatric Association (WPA), coordenador de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Saúde da UFJF, Coordenador do PTA – Programa de Transtornos Ansiosos do HU-UFJF e, também, coordenador da TV NUPES.

Nupes/UFJF

O Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (Nupes), que faz parte do Programa de Pós-Graduação em Saúde da UFJF, desenvolve pesquisas interdisciplinares sobre as relações entre espiritualidade e saúde. Ele trabalha com uma ampla rede de pesquisadores nacionais e internacionais em busca de parcerias que permitam ao NUPES ser um centro de referência internacional em pesquisas em espiritualidade e saúde.

Além de uma constante publicação em periódicos e livros científicos, conferências e apresentações em congressos, orientação e participação em bancas, o NUPES também provê informações atualizadas e confiáveis à população através de constantes entrevistas à imprensa falada, escrita e televisiva.

O Nupes/UFJF possui parceria com o Centro de Educação a Distância (Cead/UFJF) para desenvolvimento de materiais audiovisuais, gravados e editados pela equipe de produção de material didático do Centro.  Semanalmente a TV Nupes publica vídeos de divulgação científica, em um canal que possui mais de 4700 inscritos e cerca de 200.000 visualizações em mais de 160 países.

Confira aqui a  TV Nupes