Formandos falam de sonhos e próximos objetivos na Colação de Grau EaD

21/12/2018

Nas noites dos dias 17 e 18 de dezembro, formandos de seis cursos oferecidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na modalidade a distância colaram grau em cerimônias realizadas no Cine-Theatro Central, em Juiz de Fora.

No primeiro dia de solenidade, com início às 19h desta segunda-feira, dia 17, colaram grau os concluintes dos cursos de Educação Física e Pedagogia. Já no segundo dia, às 19h, terça-feira, dia 18, foi a vez dos formandos de Física, Computação, Matemática e Química, receberem o diploma.

Moradora de Serrana, a cerca de 600km de distância, Mirela Santos viajou a Juiz de Fora para participar da cerimônia e pegar o diploma do curso de Licenciatura em Educação Física. “Estou muito emocionada, é muito gratificante colar grau, hoje é um dia muito especial pra mim. É muito recompensador. O curso a distância me propiciou conciliar trabalho e estudos e, agora, pretendo atuar na área, dando aula em escolas”, comenta.

Marta Maria Drummond, formanda da Licenciatura em Química do Polo de Sete Lagoas, comenta que colar grau era um desejo antigo. “Ter concluído a faculdade mesmo trabalhando foi uma vitória. Eu precisei ter muita disciplina para os estudos. Existe um grande ganho com o ensino a distância, afinal você aprende a ler e interpretar melhor, pois é necessário muita leitura”.

Denise Maria Rodrigues Simão, do Curso de Matemática do Polo de Durandé revela que é uma felicidade realizar esse sonho. “Escolhi fazer o curso pela praticidade de locomoção. É um curso excelente, que desperta a vontade de estudar mais. Eu tinha uma rotina de mais de 8h por dia de estudos, o que exigia bastante dedicação. Meu próximo passo será procurar uma pós-graduação que me de possibilidade de crescer ainda mais na minha área”, frisa.

Para Cleber Siqueira, do Polo de Ilicínea, concluir uma graduação em Licenciatura em Computação é uma grande conquista. “A emoção está sendo muito grande nesta nova etapa e já vou começar uma especialização”.

Na sua segunda graduação, a formanda em Pedagogia do Polo de Bicas, Roxana Vieira Araújo comenta que a colação de grau é um momento único. “É uma grande satisfação. O curso a distância necessita muita dedicação e compromisso, me sinto vitoriosa. Minha próxima meta é fazer mais um curso na área de educação”, revela.

Já o formando de Licenciatura em Física do Polo de Lavras, Juliano Barbosa da Silva, agradece a UFJF pela oportunidade da colar de grau, pelo ótimo curso e pela homenagem. “ Eu já dava aula de Física e fazer o curso presencial era muito difícil, então o curso a distância foi um facilitador de horário. E agora que traço novas metas para o futuro, me inscrevi em mestrado e já fui aprovado na primeira fase”, conclui.