Conferência com Raimo Benedetti abre o “Curso Marey: A Arte e a Ciência do movimento”

14/08/2018

As aulas do curso são oferecidas na modalidade a distância pelo Cead/UFJF.

Na última sexta, 10, o videoartista Raimo Benedetti apresentou uma conferência sobre o estudioso francês de fisiologia do movimento,  Étienne-Jules Marey. O evento aconteceu no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e abriu o “Curso Marey: A Arte e a Ciência do movimento”, oferecido pelo departamento de Fisiologia da UFJF, na modalidade a distância.

Segundo Benedetti, a conferência teve como objetivo difundir a obra de Étienne-Jules Marey, que viveu no século XIX e que teve uma carreira muito produtiva, atuando em vários campos de conhecimento. “Nesse encontro, falo sobre a influência da obra do Marey na constituição do cinema, abordo sobre ele e o seu método cinematográfico. A obra dele ainda é pouco difundida, pois os campos de estudo da arqueologia da mídia são recentes. Acredito que essa divulgação seja muito importante, não só para a comunidade da UFJF, mas também para os interessados em conhecer este mestre renascentista”, revela.

A edição francesa do curso foi resultado de um trabalho liderado pelo Professor Thierry Pozzo com o apoio da Université de Bourgogne-Franche-Comté, Collège de France,  Inserm e Ville de Beaune. A presente edição é coordenada pela Professsora Anaelli A. Nogueira Campos, com o apoio da Diretoria de Relações Internacionais, da Pró-reitoria de Extensão da UFJF e da Fadepe. Por fim, a parceria com o Cento de Educação a Distância (Cead) da UFJF permitiu a implementação do curso na plataforma Moodle de ensino a distância, possibilitando a oferta do  material a todos os amantes da arte, da ciência e do movimento.

A coordenadora do “Curso Marey: A Arte e a Ciência do movimento”, Anaelli A. Nogueira Campos, conta que quando conheceu a atividade francesa, viu uma a relação enorme entre o trabalho do Marey e as suas descobertas apresentadas ao longo do seu estudo na área da fisiologia. “Na edição do curso na Universidade de Borgonha, conheci a obra de Marey  em diferentes áreas do conhecimento como cinema, arte e medicina. Além dessa influência, o curso proporciona aplicações super atuais só que, muitas vezes, não são relacionadas com a obra dele. Acredito que todos deveriam conhecer esse trabalho admirável, por ter aplicação em várias áreas de conhecimento  e por ser uma oportunidade de aprender com esses conceitos contemporâneos e aplicáveis no nosso dia a dia, por meio da história riquíssima de um indivíduo”, frisa.

Para o Professor Luís Alberto Rocha Melo,  do curso de Cinema e Audiovisual do Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF, esse é um recorte de pesquisa muito interessante porque fala justamente dos estudos do pré-cinema que estão muito desenvolvidos hoje, mas são relativamente recentes. “Muitas informações e dados estão vindo à tona por essas investigações das experiências anteriores a Instituição Cinema ou ao Cinematógrafo dos Lumière. São descobertas recentes e muito fortes do ponto de vista da academia, sendo uma grande contribuição para os estudiosos e interessados da área”, comenta.

O curso está organizado em seis semanas de estudo e se destina aqueles que têm interesse pelo impacto do trabalho de Étienne-Jules Marey e pelo estudo da fisiologia do movimento sob uma perspectiva ampla. É direcionado, ainda, aos  profissionais do esporte, da arte, da filosofia, psicologia, biologia, das engenharias, e, sobretudo, aos profissionais da saúde.

Para realizar a inscrição clique aqui.

A coordenação de extensão e articulação do Cead/UFJF planeja novos cursos ainda para 2018.

Mais informações sobre o “Curso Marey: A Arte e a Ciência do movimento”: (32) 2102-3211 – Departamento de Fisiologia da UFJF