UFJF divulga edital com 750 vagas para o Processo Seletivo dos Cursos de Graduação a distância

31/07/2018

Estão abertas as inscrições para o Processo de Seletivo dos Cursos de Graduação a Distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). São oferecidas 750 vagas para cinco cursos de graduação a distância: Bacharelado em Administração Pública, Licenciatura em Educação Física, Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Química, em 14 polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Bicas, Barroso, Boa Esperança, Cataguases, Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares, Ipanema, Ilicínea, Juiz de Fora, Salinas, Santa Rita de Caldas, Sete Lagoas, Timóteo e Ubá. Os cursos e vagas, no entanto, variam conforme o polo.

Os interessados poderão optar por uma das modalidades de ingresso: Processo Seletivo de Provas, concorrendo a proporção de 70% do total das vagas, ou aproveitamento da pontuação obtida em uma das duas mais recentes edições (2016 ou  2017) do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), concorrendo a proporção de 30% do total das vagas.

De acordo com o edital, o candidato concorre apenas às vagas destinadas ao Curso e ao Polo para o qual originariamente tenha se cadastrado. As vagas em cada uma das modalidades, Cursos e Polos respeitam os limites das vagas existentes, conforme o edital. Além disso, não é permitido se inscrever em ambas modalidades de seleção e em mais de um curso/polo.

O exame será aplicado no dia 16 de setembro de 2018, nas cidades Boa Esperança, Governador Valadares, Juiz de Fora, Salinas e Sete Lagoas. As provas serão realizadas em um único dia, nos horários de 9h às 13h. O candidato somente poderá fazer as provas no local indicado no comprovante definitivo de inscrição.

INSCRIÇÕES

Os candidatos poderão se inscrever das 15h do dia 31 de julho às 15h do dia 20 de agosto, somente on-line no site da COPESE.

No período de cadastramento da inscrição, o candidato deve ler atentamente as instruções e preencher o formulário, com seus dados completos e enviá-los eletronicamente, efetivando, assim, o seu cadastramento no processo de seleção. Em seguida, deverá imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) correspondente à taxa de inscrição, no valor de R$ 120,00 e efetuar o pagamento da GRU, no período de 31 de julho até as 20h do dia 20 de agosto, exclusivamente no Banco do Brasil.

A isenção da taxa de inscrição no processo de seleção para ingresso nos cursos de graduação a distância 2018 poderá ser solicitada somente no ato do cadastramento on-line da inscrição, das 15h do dia 31 de julho até as 15h do dia 10 de agosto, pelo site da COPESE. É da responsabilidade do candidato consultar, no mesmo site do cadastramento da inscrição, o resultado da sua solicitação de isenção de taxas, a partir das 15h do dia 15 de agosto.

O candidato que tiver sua solicitação de isenção indeferida deve, no mesmo site do cadastramento da inscrição, gerar a GRU e efetuar o pagamento da taxa de inscrição nas condições e nos prazos estabelecidos de acordo com o edital, para que, assim, sua inscrição possa ser deferida e efetivada, o que ficará comprovado com a emissão do comprovante definitivo de inscrição.

Já o candidato que tiver sua solicitação de isenção deferida precisa verificar a emissão do comprovante definitivo de inscrição para a garantia de que sua inscrição foi deferida e efetivada.

O comprovante definitivo de inscrição, prova do deferimento e efetivação da inscrição, deve ser impresso pelo candidato a partir das 15h do dia 11 de setembro até as 12h do dia 16 de setembro no site da COPESE. Em nenhuma hipótese esse comprovante definitivo será enviado particularmente ao candidato, seja qual for o meio (Correios, e-mail etc.).

RESULTADO

O gabarito das provas objetivas do processo seletivo específico será divulgado às 9h do dia 17 de setembro, no endereço eletrônico www.ufjf.br/copese.

O resultado final do Processo de Seleção para Ingresso nos Cursos de Graduação a Distância 2018 será divulgado no dia 21 de setembro, a partir das 15h, no site da COPESE.

RECLASSIFICAÇÃO

Não sendo preenchidas as vagas destinadas a cada Curso, os editais de reclassificação serão publicados, conforme o calendário acadêmico da UFJF. As reclassificações serão realizadas conforme calendário de Reclassificação, que será disponibilizado no site da CDARA.

MATRÍCULA

A matrícula dos candidatos aprovados ocorre em duas fases obrigatórias: pré-matrícula on-line e requerimento de matrícula presencial:
I Fase – A pré-matrícula on-line e a matrícula presencial serão efetuadas nos dias e horários estipulados nas orientações para matrícula divulgadas no site da CDARA.
II Fase – Requerimento de matrícula presencial no Polo de Apoio Presencial da UAB: será realizada no horário de funcionamento dos referidos Polos, conforme anexo I e mediante a entrega de cópia legível dos documentos listados nas Orientações para Matrícula, constantes no site da CDARA.

As aulas estão previstas para começar no dia 31 de outubro.

Clique aqui para conferir o edital completo.

Outras informações: (32) 2102-3738 / 2102-3755 – Coordenação Geral de Processos Seletivos da UFJF.