Polo UAB: saiba como ser um parceiro da UFJF

27/07/2018

Com o intuito de melhorar a articulação entre Instituições Públicas de Ensino Superior-IPES e os polos UAB, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), criou no SisUAB, no módulos de polos, a aba intitulada “Cursos Pretendidos” onde os Coordenadores de Polos indicarão a demanda de cursos do referido polo, com a possibilidade de atendimento já no próximo edital UAB a ser lançado pela CAPES.

O Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ressalta que a indicação dos cursos desejados na aba “Cursos Pretendidos” não elimina o processo de articulação dos mantenedores dos polos junto às IPES.

Os polos que desejam solicitar parceria com a UFJF devem enviar ofício contendo as seguintes informações*:

Classificação Polo Apto AA;

Distância de Juiz de Fora;

Distância do polo em relação aos municípios que atende;

Estudo de demanda;

Estudo de empregabilidade na cidade para pessoas graduadas nesses cursos, (a empregabilidade se relaciona com a entrada e manutenção no mercado de trabalho do município);

Quantidade de alunos matriculados no Ensino Médio (poderá ser obtido junto à secretaria de educação do município);

Quantidade de professores na Educação Básica (poderá ser obtido junto à secretaria de educação do município).

*As informações serão analisadas junto aos coordenadores de curso. Já os polos que desejam a  reoferta  de cursos e já enviaram as documentações solicitadas, devem remeter apenas o estudo de demanda (nome, endereço e e-mail dos interessados nos cursos), a cada solicitação.