Nova versão da plataforma Moodle chega à UFJF

24/07/2018

A partir do próximo período letivo, os usuários do Moodle na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), dos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, vão ter acesso a uma nova atualização da plataforma. Com uma interface mais atrativa, a plataforma Moodle 3.3 traz uma linguagem mais intuitiva e ágil. Além disso, o novo layout é diferente, flexível e moderno.

De acordo com o analista de tecnologia da informação, Rodrigo Marangon, a mudança no layout não irá gerar transtornos, pois todos os dados da Plataforma ficarão disponíveis para consulta. Segundo ele, todas as disciplinas do período letivo serão criadas na nova versão da plataforma, e professores, tutores e alunos não perceberão uma grande diferença em relação à antiga, pois as funcionalidades são basicamente as mesmas.

De acordo, a coordenadora da equipe de capacitação do Cead/UFJF, Olga Ennela, o ambiente é diferenciado de tudo que vem sendo utilizado até o momento. “O Moodle 3.3 é distinto de tudo que já visto tem na Educação a Distância (EAD). Estamos implantando na plataforma recursos ou características da gamificação dos jogos”, afirma.

Atualmente, a plataforma Moodle atende sete cursos de graduação e onze de pós-graduação a distância, além de vários cursos presenciais.

Com a novidade agora é possível utilizar o aplicativo do Moodle pelo celular e com a nova plataforma o modo de acesso também mudou. Agora o acesso deverá ser feito diretamente pelo site https://ead.ufjf.br

No campo de identificação, caso o usuário seja aluno, deve ser colocado a matrícula; caso seja professor ou servidor, deve ser utilizado o Siape. A senha é a mesma do Siga.

Confira as orientações: