O Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) informa que os alunos de graduação e pós- graduação na modalidade a distância interessados em obter a carteirinha de estudante, deverão comparecer à Coordenação dos Restaurantes Universitários, situada no RU Campus da UFJF, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e das 10h às 14h aos sábados.

Para sua confecção – gratuita – o aluno precisa apresentar seu documento de identidade e número de matrícula, que deve estar com status ativo (ou seja, devidamente matriculado e cursando disciplinas). A foto que compõe a carteira é tirada no momento de sua confecção e o documento é liberado na hora.

De acordo com o diretor do Cead/UFJF, José Paulo Abdalla a carteira de estudante é um documento estudantil que foi criado para facilitar a identificação dos estudantes, tomando como base a Lei da Meia Entrada (Lei 12.933/2013). “Todos os estudantes regularmente matriculados terão o seu direito à meia-entrada garantido. Pelas suas características e benefícios, portanto, não deve ser emitido à distância”, comenta.

A UFJF, no caso de renovação ou revalidação da carteira de estudante, envia os selos de renovação para os Polos UAB, que repassam para os alunos que continuam na condição de matriculados.

Segundo Abdalla, o estudante pode obter a sua carteira na própria Universidade. “Eventualmente, quando existe recurso para tal, o setor competente vai aos polos,  em data agendada, e possibilita a confecção ‘in loco’ “, comenta.