Mais de 300 inscritos no curso de extensão gratuito “Mapeamento de Áreas de Riscos por Meio do Aplicativo Álea”

23/05/2018

Cerca de 300 inscrições foram contabilizadas para o curso de extensão gratuito “Mapeamento de Áreas de Riscos por Meio do Aplicativo Álea”, oferecido na modalidade a distância, pela a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Desenvolvido por professores da Faculdade de Engenharia com a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Corpo de Bombeiros Militar e o Centro de Educação a Distância (Cead), o curso ofereceu as vagas para o primeiro semestre letivo de 2018 e teve a duração de seis semanas.

O projeto teve como público-alvo Servidores Estaduais do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar de Minas Gerais; Servidores Públicos Municipais que atuam em Defesa Civil nos Municípios de Minas Gerais; Servidores Estaduais do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar de outros Estados; Servidores Públicos Municipais que atuam em Defesa Civil nos Municípios de outros Estados; Professores das Redes de Ensino Pública e Privada; Integrantes dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil; Integrantes dos Conselhos de Defesa Civil e Habitação e a Comunidade em Geral.

De acordo com o coordenador do programa, Professor Jordan Sousa, esse curso de extensão tem um caráter multidisciplinar, atingindo vários públicos. “Inicialmente abrimos o edital para 150 vagas destinadas as cidades próximas a Juiz de Fora, mas o curso alcançou uma grande projeção nacional. Fizemos um mapa e apenas cerca de 5 estados do país não estão participando da extensão, o que revela um grande interesse dos profissionais em relação a essa temática”, revela.

Para o coordenador de articulação do Cead/UFJF, Professor Anderson Castanha, uma vantagem do curso é não possuir nenhum pré-requisito de entrada. “Ele é um curso aberto a distância da Universidade, voltado para mapeamento de riscos  e com o enfoque que é dado consegue atingir desde o profissional da área até a população em geral”, avalia.

Castanha destaca que o benefício de atingir a população é poder conscientizá-la sobre as questões relacionadas às áreas de risco e a importância dos movimentos da defesa civil, proporcionando a reflexão sobre como contribuir com a proteção da sua localidade. Ele ainda ressalta que o material do curso também é totalmente livre.“Percebemos um grande ganho social neste ensino informal, pois essa comunidade passa a identificar áreas de risco podendo se tornar proativa quanto à questão”.

“O curso aberto assume uma função social, educativa e, também, tem uma função de divulgação científica, pois é mais um caminho para a Universidade divulgar suas pesquisas e levá-las de uma forma muito concreta para os diversos segmentos da sociedade. Nesse curso estamos explorando e levando para a sociedade, de forma educativa e funcional, um aplicativo que foi desenvolvido dentro da UFJF”, frisa o coordenador de articulação do Cead.

Jordan Souza finaliza avaliando positivamente a primeira oferta do curso de extensão. “Obtivemos um índice muito baixo de evasão e realizamos uma grande troca de conhecimento e informações entre os profissionais e a comunidade. Já temos previsão inclusive de uma nova oferta para o segundo semestre”, conclui.