Radioweb Cead/UFJF transmitirá a “Abertura oficial dos seminários do PANIC 2017/2018”

16/03/2018

A Radioweb Cead/UFJF vai transmitir hoje a “Abertura oficial dos seminários do PANIC 2017/2018”. O evento, que tem início às 14h no Cine-Theatro Central, conta com um diálogo entre professoras sobre o processo de leitura e escrita, um debate sobre a literatura e, também, uma apresentação cultural e contação de histórias.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PANIC) é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação, que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do ensino fundamental”.

No período de 2013 a 2016 as instituições de ensino superior foram responsáveis pela formação de um grupo de formadores denominados orientadores de estudos, que eram os responsáveis pela formação direta dos professores alfabetizadores nos municípios. Neste período, esteve como Coordenadora Geral do Polo Juiz de Fora, a Professora da Faculdade de Educação Luciane Manera Magalhães.

A partir de 2017, analisando a experiência adquirida, algumas inovações foram implementadas. O PNAIC passa a compor uma política educacional sistêmica que parte de uma perspectiva ampliada de alfabetização, trabalhando a melhoria da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental, bem como a inclusão da Educação Infantil e o Programa Novo Mais Educação.

Desde então, o Colégio de Aplicação João XXII, representado pelas Diretoras Geral e de Ensino, Eliete Verbena  e  Margareth Conceição Pereira, juntamente com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), vêem apoiando e unindo esforços para a realização desta formação.

Os “Seminários de formação do PNAIC 2017/2018″ fazem parte deste projeto e tem como objetivo proporcionar aos participantes experiências, reflexões, diálogos e debates sobre as práticas pedagógicas, que envolvem o processo de alfabetização com foco na “Leitura e escritas: processos de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental e o respeito a infância”.

Estão representados nesse evento 152 municípios mineiros, entre coordenadores e formadores locais, das redes estaduais e municipais. Os seminários contam com a presença das formadoras regionais de Juiz de Fora, alunos do curso de pedagogia e Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, integrantes do grupo de estudos “Alfabetize” e pesquisadores envolvidos com a temática em questão.