Equipe de tutores dos novos cursos de especialização da UFJF, na modalidade a distância, recebem curso de capacitação

20/02/2018

O Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou, no mês de janeiro, um curso de capacitação voltado para os tutores dos novos cursos de especialização na modalidade a distância da UFJF: História e Cultura no Brasil Contemporâneo; Educação Inclusiva em Contextos Escolares; Conhecimentos Tradicionais e Práticas Escolares na Educação Básica e Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico.

De acordo com a professora da disciplina Introdução a EAD, Olga Ennela, os cursos que tiveram início em dezembro de 2017 já estão utilizando um novo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): “Acreditamos que aos poucos todos os cursos a distância estarão utilizando este novo ambiente”, comenta.

No último sábado de janeiro, aconteceu o encerramento da capacitação que contou com a presença da coordenadora da Universidade Aberta do Brasil na UFJF, professora Eliane Borges,  que ministrou uma palestra sobre o “Ensino a distância”.

Alunos, tutores e professores podem conferir as ferramentas do novo AVA acessando a série de tutorias sobre os recursos do Moodle, no site do Cead. Em breve, uma série de tutoriais será disponibilizada para professores.

A equipe do Cead/UFJF pretende ofertar, ainda no primeiro semestre deste ano, uma nova capacitação para formação de tutores. As informações serão divulgadas no site do Cead.