Colação de Grau de alunos da EaD revela histórias de superação

14/08/2017

Na última semana, nos dias 9 e 10 de agosto, formandos de sete cursos oferecidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na modalidade a distância colaram grau. As solenidades ocorreram no Cine-Theatro Central, em Juiz de Fora. Na quarta-feira, dia 9, receberam o diploma os concluintes do curso de Licenciatura em Pedagogia. Também no dia 9, às 21h, colaram grau os alunos do curso de Bacharelado em Administração Pública. Na quinta-feira, dia 10, às 17h, foi a vez dos alunos dos cursos de Licenciaturas em Matemática, Física, Química e Computação e às 21h, dos alunos de Licenciatura em Educação Física.

Moradora de Ilicínea, cidade localizada a cerca de 380km de distância, Elaine Souza viajou a Juiz de Fora para participar da cerimônia e buscar o seu diploma de Licenciatura em Computação. “Foram seis horas de viagem, mas é gratificante chegar ao Cine-Theatro Central e colar grau. Eu estudava na maioria das vezes à noite, pois trabalhava o dia todo. Deixei de participar de muitas festas e eventos nos sábados para estar nos encontros presenciais nos sábados, mas isso tudo valeu a pena. Na minha cidade havia outros cursos, porém, foi esse que me despertou interesse, principalmente por pertencer a essa Universidade, todo mundo quer um certificado da UFJF”, comenta.

Cibele Araújo, do Polo de Bicas, que já era formada em História, conta que não hesitou em cursar uma segunda graduação. Para ela, a emoção de receber um diploma em Pedagogia foi um momento indescritível. “A gente passa por muitos obstáculos, mas no final vemos que vale a pena, é emocionante. Batalhamos tanto, nos esforçamos nas disciplinas, nas matérias, e agora é a nossa recompensa, é a nossa vitória”, frisa.

De acordo com a aluna Adelaide Vilela, do curso de Licenciatura da Computação do Polo de Cataguases, o sentimento do momento da formatura foi de superação. “Hoje percebo que todos os obstáculos superados valeram a pena. Foram muitas dificuldades. Pensei em desistir várias vezes, mas com o apoio da equipe do curso superei todos os contratempos. Nos encontros presenciais os tutores eram muito receptivos e me ajudaram em todas as dificuldades. Além disso, os encontros presenciais também me proporcionaram conhecer e trocar conhecimento com várias pessoas.  Agradeço muito à UFJF por ter me possibilitado concluir este sonho. ”

Para o aluno do Bacharelado em Administração Pública do Polo de Juiz de Fora, Henrique Oliveira, o curso a distância tem muitas vantagens. “O curso proporciona flexibilidade de horário. Eu trabalho na Prefeitura de Juiz de Fora e tenho um tempo escasso para me dedicar a outras coisas. A trajetória é árdua, pois não é fácil conciliar trabalho e estudo. O curso EaD exige muita disciplina, muita dedicação e esforço, mas vale muito a pena. Eu havia ingressado no curso de Engenharia Civil presencial, mas logo após passei no concurso da Prefeitura e ficou difícil conciliar. Portanto, vi o curso de Administração Pública a distância como uma grande oportunidade de dar continuidade aos estudos, por isso entrei de cabeça”, diz empolgado.

O formando em Química do Polo de Juiz de Fora, Rodrigo Castro, conta que a educação a distância proporcionou a ele a concretização de um sonho. “A trajetória do curso não foi fácil e hoje é um dia de muita alegria. É preciso ter muita disciplina, rotina, mas cada noite estudando, cada dificuldade vencida vale muito a pena. Estou sem palavras com a emoção desse momento. Vou agora comemorar com minha família, essa é uma vitória de todos”, afirma emocionado.

Confira a galeria com as fotos da Colação de Grau aqui.